Direto da Redação

Com prazo no final, corrida aos cartórios eleitorais deve aumentar



Com prazo no final, corrida aos cartórios eleitorais deve aumentar
Movimento no Cartório em Fernandópolis à véspera do fim do prazo

No calendário das eleições 2024, a prioridade nos próximos dias será toda ela para o eleitor. É que termina na quarta-feira, 8, o prazo para tirar, regularizar ou transferir o título de eleitor.

Para atender o “dono do voto”, os Cartórios eleitorais de Fernandópolis e Comarca estarão de plantão neste sábado e domingo, dias 4 e 5, das 11 às 17 horas para facilitar o acesso de todos e evitar as filas no fim do prazo.

Importante observar que os eleitores residentes nos bairros Ipanema, Redentor e São Francisco podem transferir o local de votação para a nova sessão eleitoral que passa a funcionar na Escola Municipal Dr. Alberto Senra no Jardim Ipanema a partir desta eleição. De acordo com o Chefe do Cartório Eleitoral Alexandre Rocha, até o meio da semana a procura estava aquém da expectativa. “De um contingente de 1,6 mil eleitores que podem transferir o título para a nossa seção, pouco mais de 150 haviam feito o pedido”.

O cartório vem registrando também aumento de jovens entre 16 e 17 anos que desejam tirar o título para votar na primeira eleição.

Além do plantão no final de semana, os cartórios estarão com horário estendido das 9 às 17 horas na segunda, terça e quarta-feira para atender os eleitores de última hora. O atendimento será por ordem de chegada com distribuição de senha.

BATE PRONTO

- DE VOLTA – Após um hiato de 20 dias, a Câmara retorna com sessão na terça-feira, dia 7. E volta à pauta, o projeto que altera a chamada “lei das funerárias” que teve a votação adiada a pedido da vereadora Janaina Alves na última sessão de abril, lá em 16 de abril.  O projeto, que tramita na Câmara desde 2022, trata da alteração para concessão da exploração dos serviços funerários, considerando o processo de implantação de novo cemitério no município de Fernandópolis.

- FILA - Desde a última sessão, no dia 16 de abril, o Executivo já protocolou mais uma penca de projetos para apreciação dos vereadores, entre eles propostas de alteração de leis municipais e até mudança na Lei Orgânica. Também já chegou à Câmara o projeto da LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias – que vai balizar a elaboração do orçamento do município para 2025, primeiro ano do mandato do sucessor de André Pessuto. Esse projeto precisa ser votado antes do recesso de julho e daqui até lá, a Câmara terá seis sessões ordinárias.

Uma placa no vidro traseiro do carro circulando no trânsito da cidade chamou a atenção de muitos motoristas nesta semana: “Motorista recém habilitada. Seja paciente. Grata”. A atitude se justifica. Os motoristas andam cada vez mais impaciente e não economizam buzina e impropérios contra motoristas mais cautelosos.

POSITIVO

O desempenho da geração de empregos com carteira assinada em Fernandópolis no mês de março. A cidade fechou o mês, de acordo com o Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – com abertura de 311 vagas. O setor de serviços, que emprega 7 mil pessoas na cidade, foi o que puxou o índice para cima. Com o resultado de março, o trimestre fechou com o melhor desempenho em quatro anos, só inferior a 2020, antes da pandemia. Neste ano, a cidade abriu 491 postos de trabalho.

NEGATIVO

A posição do DER – Departamento de Estradas de Rodagem – em relação ao problema crônico no Trevão de Água Vermelha, no acesso em caracol da Rodovia Percy Waldir Semeghini para a Rodovia Euclides da Cunha. A sequência de caminhões e carretas que tombam no local exige que o órgão avalie a causa e proponha uma solução. CIDADÃOnet fez um retrospecto de acidentes que não podem ser atribuídos apenas a velocidade. Só lembrando que o Trevão é da década de 70 e foi adaptado durante a duplicação da Euclides da Cunha.

Claudemir Cabreira

Jornalista.