Direto da Redação

DIRETO DA REDAÇÃO - Fernandópolis recebe Sebrae Móvel para atender microempreendedor



DIRETO DA REDAÇÃO - Fernandópolis recebe Sebrae Móvel  para atender microempreendedor

Fernandópolis, Estrela d´Oeste e Ouroeste receberão o Sebrae Móvel na semana entre os dias 18 e 22 de março. Em Fernandópolis, van do Sebrae estará na praça central nos dias 19 e 20, das 8h30 às 16h30. O destaque do atendimento será a orientação para o envio da declaração anual do MEI - Microempreendedor Individual, que tem o prazo até 31 de maio. O atendimento é gratuito.

No dia 18, segunda-feira, o atendimento será na Praça da Matriz, em Estrela D’Oeste, das 9h30 às 16h30. E nos dias 21 e 22 será a vez de Ouroeste. O atendimento será das 9h30 às 16h30, no Ganha Tempo.

A unidade móvel do Sebrae-SP funciona como um escritório itinerante que leva conhecimento a futuros empreendedores e também a quem pretende tornar sua empresa mais competitiva por meio de atendimento presencial personalizado, seja ela Microempreendedora Individual, micro ou pequena empresa.

Os MEIs receberão atenção especial para o envio da Declaração Anual, que é obrigatória para que a empresa continue suas atividades sem restrições. Na declaração, o empreendedor informa o valor do seu faturamento bruto do ano anterior. Mesmo quem não registrou faturamento também precisa fazer o envio do documento. O não envio da declaração dentro do prazo estipulado gera multa a ser paga pelo MEI. 

A declaração pode ser feita e enviada via internet no site. Mesmo quem estiver inadimplente com o recolhimento mensal de tributos precisa entregar a declaração anual. Ao ficar inadimplente, o empreendedor corre o risco de perder os benefícios previdenciários assegurados ao MEI, como auxílio-doença, licença-maternidade e aposentadoria.

BATE PRONTO

- INSTITUTO FEDERAL – Não é de hoje que Fernandópolis sonha em receber campus do Instituto Federal de Educação. Várias promessas fracassaram. Fernandópolis chegou a doar o prédio da antiga Cozinha Piloto e do Centro de Lazer do Trabalhador, prevendo fechar uma rua para ter o Instituto. Mais recentemente, circulou a notícia que o prédio da Escola Agrícola Melvin Jones seria destinado para unidade do IFC. Não avançou. Nesta semana, o governo federal anunciou 100 novos institutos pelo Brasil. Fernandópolis também não apareceu na lista.

- MUDANÇA –Isaac Yamaguchi deixou nesta sexta-feira, 15, o posto de coordenador do almoxarifado na Prefeitura de Fernandópolis. Está retornando para sua terra natal, Bahia. No lugar dele, o prefeito André Pessuto nomeou o empresário Álvaro Zonta que foi apresentado no Almoxarifado na manhã do dia 14.

FOTO DA SEMANA

FOTO DA SEMANA

Os carnês do IPTU começaram a chegar às mãos dos contribuintes de Fernandópolis. O atraso na distribuição levou o Executivo a adiar o pagamento da primeira parcela, ou pagamento à vista, que venceria neste dia 15. Agora o contribuinte pode efetuar o pagamento até o dia 28 de março. Nos demais meses, o calendário é mantido no dia 15 de cada mês.

POSITIVO

O município de Fernandópolis lançou em novembro do ano passado, uma iniciativa pioneira no Brasil em defesa da mulher que sofre agressões físicas.  Baseada na Lei “Maria da Penha”, o delegado seccional Everson Conteli sugeriu e o prefeito André Pessuto acatou proposta de decreto regulamentando a cobrança aos agressores dos custos gastos pelo SUS, no tratamento de suas vítimas. De acordo com informações da Polícia Civil, houve uma redução de 10% no número de ocorrências envolvendo agressão doméstica contra as mulheres, após a publicação e intensificação das divulgações dessas ações em Fernandópolis. E o exemplo de Fernandópolis já se espalha pela região.

NEGATIVO

Com flagrantes feitos pela população, a Secretaria do Meio Ambiente de Fernandópolis conseguiu identificar e multar os “sujões” da cidade por descarte irregular de entulho. Nos flagrantes, o caminhão de uma empresa da cidade com a logomarca na porta do veículo. Um vexame. Enquanto a população ajuda na fiscalização, a prefeitura ainda não colocou em prática a instalação de câmeras (eco-espirão) para flagrar quem anda sujando a cidade. O projeto anunciado pelo Secretário do Meio Ambiente Luis Sérgio Vanzela aguarda na fila para sair do papel.

Claudemir Cabreira

Jornalista.