Saúde

1ª Etapa da Campanha contra Poliomielite acontece este mês



1ª Etapa da Campanha contra Poliomielite acontece este mês
A Primeira Etapa da Campanha Nacional contra a Poliomielite de 2007 que vacinará crianças menores de 5 anos, acontecerá no próximo sábado, dia 16. Em Fernandópolis a vacinação será realizada em todas as Unidades de Saúde, na Central de Saúde e no Shopping.

A campanha é uma parceria em Ministério da Saúde e todas as secretarias de Saúde estaduais e municipais. A meta nacional para este ano é imunizar cerca de 16,3 milhões de crianças menores de cinco anos, o que corresponde a 95% da população nesta faixa etária. A segunda etapa está marcada para o dia 25 de agosto.
Segundo os dados do GVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) no ano passado Fernandópolis vacinou 85% de suas crianças, o que corresponde a 3.495. Apesar do número representativo, a meta é alcançar os 95%.
Fernandópolis recebeu nove mil doses que serão distribuídas entre os postos de vacinação das 08h às 17h, e no Shopping das 09h às 17h. Além dos postos, a equipe da Diretoria de Saúde estará distribuindo também na Santa Casa, Orfanato, Hospital das Clínicas. No campo os pontos de distribuição serão Fazenda dos Coqueiros, dos Ingleses, do Caxi, do Nagibi e Santa Alice

A estratégia de aplicar a Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP) em massa foi adotada em 1980, quando foi realizado pela primeira vez o “Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite”.Cerca de 18 milhões de crianças foram vacinadas. O sucesso ano a ano levou à erradicação da doença em território nacional. O último caso foi registrado em 1989 na Paraíba.

A vacina é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo, por isso a mobilização da população em favor da campanha é de grande importância. Além da vacina contra a pólio, também estarão disponíveis nos postos de saúde outras vacinas do calendário nacional, como a tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e meningite), tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), hepatite B e rotavirus.