Geral

200 supermercados da capital querem comprar produtos de Jales



200 supermercados da capital querem comprar produtos de Jales
Cerca de 100 produtores de Jales e região participaram do da 5ª Feira do Agronegócio da Uva e 1º Exposição de Hortaliças realizado nos dias 6, 7,8 e 9 de setembro no Centro Pastoral de Jales.

Segundo o presidente da feira de 2007, Nilton Aparecido Marques de Oliveira, secretário de Agricultura, Pecuária, e Abastecimento e Meio Ambiente do município de Jales, os objetivos traçados pela comissão organizadora foram alcançados.

Os produtores trouxeram à exposição cerca de 300 caixas de produtos com destaque para oito variedades de uvas: Itália, Rubi,Benitaka, Brasil, Red Meire, Red Globe, Centennial Seedless e Niagara.

Em termos de qualidade e variedade, Nilton afirmou que a feira deste ano foi melhor que o ano de 2005. Outro ponto positivo observado pelos organizadores e compradores foi a qualidade e o sabor das uvas. Neste ano a feira promoveu em parceria com o Sebrae, Sai, Sindicato Rural, Senar, Embrapa, uma rodada de negocio com compradores que representaram uma rede de 200 supermercados da zona norte da cidade de São Paulo que demonstraram interesse em realizar negócios futuros com os produtores da região, evitando atravessadores.

A diversificação desta cultura ficou destacada com alguns produtores que investem na produção de variedades para o processamento, ou seja, na fabricação de uva e vinho, como é o caso da uva Niagara. A Estação da Embrapa Uva e Vinho de Jales tem incentivado a produção destas uvas para o processamento, o que deve aumentar a área plantada na região.
Durante a Feira a comissão avaliou e estabeleceu um ranking de qualidade dos produtores durante o evento. (Fonte: Jornal de Jales).