As lojas do comércio de Votuporanga começam a investir mais em visual merchandising. É perceptível, nos estabelecimentos, a preocupação com um projeto arquitetônico agradável, com a exposição de mercadorias de forma diferenciada e com os investimentos em marketing. Porém, muitos comerciantes ainda não têm conhecimento sobre como inovar no layout da loja para atrair mais clientes. A palestra O layout da loja: uma poderosa ferramenta estratégica do varejo, inserida na 3ª Jornada de Marketing do Senac Votuporanga, objetiva disponibilizar ferramentas para que os comerciantes invistam no visual dos seus estabelecimentos e estimulem o consumo.
O evento acontecerá na próxima quinta-feira, dia 17, Das 19h30 às 21 horas, no auditório Nasser Marão, da Associação Comercial de Votuporanga. A entrada será um quilo de alimento não perecível (exceto sal, açúcar e farinha). Todos os participantes receberão certificados. A palestrante, Márcia Auriani, é mestre em gestão da produção pela Universidade Paulista, graduada em administração de empresas e pós-graduada em administração em marketing pela Fundação Álvares Penteado. Márcia explica que no mercado globalizado e competitivo, o visual merchandising de uma loja é importante para a diferenciação do ponto de venda e conquista do consumidor.
O visual merchandising tem o poder de comunicar valor para o consumidor, através do design de interior da loja, da fachada, da vitrine, da exposição do produto e comunicação do interior da loja. Isso pode atrair ou não o consumidor, destaca. Se o comerciante possui uma loja para consumidores de baixo poder aquisitivo, por exemplo, sua vitrine tem que se comunicar com esse consumidor através da exposição dos produtos de maneira simples, objetiva e direta. A loja é a materialização da marca, é o pagamento tangível para as promessas da propaganda. A marca pode comunicar-se concretamente com seus consumidores através das imagens do ponto de venda, ressalta Márcia.
A consultora de marketing afirma que, ao abrir um estabelecimento, o empresário precisa entender o consumidor e o que ele realmente quer. O desafio é tentar de alguma maneira resgatar o eu das pessoas, o tempo e o prazer na individualidade, compensando a pressão e a velocidade geradas pela era da tecnologia e pela vida em tempo real Isso é, atender o interesse individual do consumidor, sem perder competitividade em preços. Márcia destaca que o consumidor não quer mais chegar no ponto de venda e simplesmente comprar, mas sim passar por uma experiência agradável e inesquecível. O momento é de encantar e emocionar os clientes, orienta.
Márcia conta que os displays, os equipamentos, os móveis, o layout,, tudo em uma loja deve ser desenvolvido tendo em vista os hábitos do consumidor, suas características físicas, ergonomia, formas de pensamento e de tomada de decisão. O importante é comunicar valor através de um projeto que atenda as necessidades do consumidor, como conforto, leveza e objetividade na exposição dos produtos. É importante entender que na loja o protagonista é o produto.
Ela salienta que o varejo utiliza pouco o ponto de venda de uma forma estratégica, ao ignorar o comportamento do consumidor e as características humanas na concepção de uma loja. O melhor design de varejo é o que esconde a loja para que o produto se destaque e que leva em consideração a anatomia humana. Não saberemos o real potencial de compra dos consumidores até proporcionarmos uma experiência de compra tão confortável, fácil e prática quanto possível. Temos que passar da era do produto para a da experiência, satisfazendo não apenas as necessidades, mas os desejos do consumidor, finaliza.
Serviço:
Evento: 3ª Jornada de Marketing do Senac Votuporanga, com a palestra O layout da loja: uma poderosa ferramenta estratégica do varejo
Palestrante: Márcia Auriani. Mestre em gestão da produção pela Universidade Paulista, graduada em administração de empresas e pós-graduada em administração em marketing pela Fundação Álvares Penteado. Cursos de especialização em propaganda e marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e de design management pelo Laboratório Brasileiro de Design (LBDI)
Quando: 17 de maio
Horário: Das 19h30 às 21 horas
Local: Auditório Nasser Marão, da Associação Comercial de Votuporanga- Rua Mato Grosso, 3531
Entrada: 1 quilo de alimento não perecível (exceto sal, açúcar e farinha)
Informações e inscrições:
Senac Votuporanga
Endereço: Rua Guaporé, 3.221 Bairro Santa Luzia
Telefone: (17) 3421- 0022
Site: www.sp.senac.br/votuporanga
E-mail: votuporanga@sp.senac.br