Cerca de 58 motoristas de Fernandópolis podem ter sua carteira de motorista suspensa. Os condutores que constam na lista do Ciretran são aqueles que atingiram pontuação igual ou superior a 20 pontos no período de 12 meses ou que foram autuados por infração gravíssima (7 pontos). Segundo informações do Ciretran as maiores causas da perda de pontos na carteira ocorre por embriaguez no trânsito. Os motoristas que excederam os pontos na carteira têm 30 dias para recorrer a partir da data da notificação. Caso o recurso seja julgado como improcedente, o infrator perderá sua CNH e deverá realizar o curso de reciclagem, que tem duração de quatro dias e cinco horas diárias de legislação, direção defensiva, primeiros-socorros, cidadania e meio ambiente. O período de suspensão varia de acordo com a infração cometida.
O Código de Trânsito prevê a cassação da carteira em casos de condenação judicial por delito de trânsito, condução durante o período de suspensão da carteira e reincidência de infrações, como disputar corrida, fazer manobras perigosas em vias públicas, dirigir alcoolizado e conduzir veículos de categoria diferente para a qual se está autorizado.
Nesse caso, a carteira só pode ser adquirida novamente após dois anos. Para isso, o infrator deve passar pelo processo tradicional de habilitação, que submete o candidato a exames de aptidão física, mental e psicológica.Os pontos na carteira podem ser consultados no site do Detran: www.detran.sp.gov.br.