Na última terça-feira, 28, foi realizado em Fernandópolis, o 7º Fórum de Arborização, que tem como objetivo promover a atualização e capacitação técnica dos podadores para a realização dos serviços relacionados à poda e supressão de árvores em conformidade com as normas e leis municipais vigentes. A atividade foi realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ETEC, Polícia Militar e Universidade Brasil.
A engenheira agrônoma e professora doutora da Universidade Brasil, Gisele Herbert Vazquez, que também é atual membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente, ministrou a palestra de “Princípios de Poda, Conscientizando Sobre a Importância da Preservação das Árvores”, bem como as normas e leis que regem o manejo da arborização.
Na sequência, o Sargento Nalim, da Polícia Militar, palestrou sobre a “Segurança no Trânsito, Formas de Transporte de Resíduos de Acordo o Código Nacional de Trânsito”. A novidade deste ano foi o sorteio de equipamentos de EPI aos presentes e a presença da intérprete de libras, professora Juliana da Costa Pereira, com a finalidade de inclusão social das pessoas com deficiência auditiva.
No total, participaram do Fórum 30 podadores, o que foi considerado pelos organizadores um bom número. “Podemos ressaltar a importância dessa capacitação, tanto para a preservação do Meio Ambiente, como para o treinamento e segurança dos podadores que executam essa tarefa. Dessa forma, com base na interação, consideramos a realização deste Fórum um sucesso”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Sérgio Vanzela.