Saúde

80% das gestantes que morreram de coronavírus no mundo eram brasileiras



80% das  gestantes que morreram de coronavírus no mundo eram brasileiras

O dado foi publicado em um estudo feito por enfermeiras e obstetras brasileiras ligadas a quatro universidades - Unesp, UFSCAR, IMIP e UFSC - e que foi aceito e publicado no último dia 9 de Julho no prestigiado International Journal of Gynecology and Obstetrics. O grupo 'filtrou' dados públicos disponibilizados pelo Ministério da Saúde sobre as internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave causadas pelo coronavírus.

"Até o dia 18 de julho tinham sido notificadas 160 mortes maternas em todo o mundo e o Brasil era responsável por 124 dessas mortes. São 188 territórios afetados pelo coronavírus e o Brasil tem mais mortes maternas que a soma de todos esses países", afirma a professora e médica obstetra Melania Amorim, uma das profissionais de saúde que integraram essa força-tarefa, montada e executada sem financiamento algum.

Segundo o estudo, a SRAG causada pela Covid-19 foi diagnosticada no Brasil em 978 mulheres grávidas e puérperas entre os dias 26 de fevereiro e 18 de junho. 

"Como apenas as mulheres que apresentam sintomas graves são testadas, o número de infecções por Covid-19 nessa população é subnotificado", afirma o paper.

 Para a professora e médica obstetra Melania Amorim, a quantidade de óbitos não é o mais relevante dessa pesquisa, e sim, a distribuição geográfica dos óbitos.

"O presente estudo encontrou 124 mortes de mulheres grávidas ou no pós-parto, um número 3,4 vezes superior ao número total de mortes maternas relacionadas ao Covid-19 relatadas em todo o mundo no momento da redação deste documento", conclui Melania.