Política

A cinco dias do fim do prazo, cartórios eleitorais fazem plantão e esticam horário



A cinco dias do fim do prazo, cartórios eleitorais fazem plantão e esticam horário

Os cartórios eleitorais de Fernandópolis (150ª Zona Eleitoral) e da comarca (302ª Zona que engloba as cidades de Meridiano, Pedranópolis, Macedônia, Indiaporã, Ouroeste e Guarani d´Oeste) estarão de plantão neste final de semana e esticam o horário de atendimento ao público até quarta-feira, dia 4, quando fecha o cadastro de eleitores. Esse é o prazo final para tirar, transferir e regularizar o título de eleitor.
A Justiça Eleitoral vem registrando crescente procura de jovens de 16 e 17 anos para tirar o título de eleitor. Até março, o número de eleitores nesta faixa etária havia aumentado 29%. 
A procura crescente, segundo o Chefe do Cartório Eleitoral local Alexandre Teixeira Nunes Rocha, decorre da campanha nacional da Justiça Eleitoral e encampada por artistas para estimular adolescentes entre 16 e 17 anos a tirar o título de eleitor para votar em outubro. “Percebemos um aumento significativo a partir da segunda quinzena de março tendo em vista a realização da campanha do jovem eleitor”, reforçou Alexandre. 
Alexandre Rocha explica que todo o jovem que completar 16 anos até 2 de outubro pode já requerer o título de eleitor. “Deve levar de preferência o RG, ou certidão de nascimento, CPF e comprovante de endereço recente no nome dos pais ou avós com quem ele reside”, acrescentou.
O prazo que se expira em cinco dias é também para aqueles eleitores que não compareceram para votar nas últimas três eleições ou não participaram da revisão biométrica obrigatória realizada em 2019 e tiveram o título cancelado, para regularizar a situação e recuperar o título. 
A revisão biométrica obrigatória realizada em Fernandópolis em 2019 resultou no cancelamento de 7,7 mil eleitores. Esses eleitores podem regularizar o título até o dia 4 de maio. Como o agendamento está suspenso, o atendimento nos cartórios é pela ordem de chegada. O alerta é para que as pessoas não deixem para a última hora sob risco de encontrar filas, que são tradicionais nos últimos dias do prazo.
Alexandre Rocha esclareceu ainda que só tem dois tipos de cancelamento do título: ou o eleitor não compareceu na revisão do eleitorado ou ficou três eleições seguidas sem votar, independentemente da idade.