Geral

A Festa das Bonecas Vivas



A Festa das Bonecas Vivas
A festa das Bonecas Vivas foi uma das festas mais movimentadas da cidade nas décadas de 60, 70 e 80. Foram 24 anos de sucesso entre os estudantes da escola Coronel Francisco Arnaldo da Silva, professores e familiares.

Cada ano havia um tema para a festa, onde as meninas desfilavam acompanhadas dos meninos, representando um país e sua contribuição para o tema escolhido. As ganhadoras eram aquelas Bonecas Vivas que mais vendessem votos. Isso significa que sua vitória dependia da quantidade de amigos e carisma que a menina desprendia.
Os professores e funcionários da escola se mobilizavam para produzir os figurinos, a decoração e o jantar que era servido após o desfile. Danças típicas de cada país, esquetes contando os fatos históricos e a imprensa toda marcava presença para divulgar a festa.

Entre os professores envolvidos havia Maria Aparecida de Oliveira Marques, Cyrene Moutinho, Regina Mares e Jorge Mazzi. Entre a contribuição de Mitiko Oda, Márcia Goçalves, Marília Sandoval, Nair Maia, Cezira Bizelli Zuliane e a professora de dança Jaqueline Salioni.
A idealizadora desse evento foi a diretora da época, Vandalice Renesto, hoje aposentada. Ela se emociona ao ver as fotos e lembrar das meninas e meninos que participaram da festa e que atualmente são grandes profissionais em várias áreas.

“Era uma festa que todos contribuíam, pois sabiam o quanto era importante para a manutenção da escola. Os pais ajudavam efetivamente na produção junto com os professores e funcionários. Fazíamos de forma tão organizada que nenhum aluno perdia aula e ainda ensaiavam para apresentar um lindo show”.

Nesses 24 anos de festa, passaram figuras importantes de Fernandópolis pela passarela das Bonecas Vivas, como Daniela Aidar, filha do Dr. Jorge Aidar, Melissa e Vanessa Marin, filhas de Darci e do saudoso Jonas Marin, Maria Bethânia Ricce Boer, Ana Flávia Sandoval filha de Marilia e Álvaro Sandoval.

Essas bonecas eram acompanhadas pelos mocinhos da época como Hélio Fanciscon, hoje médico ortopedista e Luis Antonio Angeluci que participou por vários anos e em um deles, em 1974, foi o apresentador Teco Terecoteco.
Após 21 anos sem a Festa das Bonecas Vivas, essas lembranças ainda permanecem tão vivas quanto as bonecas na memória de dona Wandalice Renesto, das mães dedicadas e das crianças que hoje não são mais tão crianças assim.