Cultura

“A janela do mundo” expõe sensações e comportamentos durante a pandemia



“A janela do mundo” expõe sensações  e comportamentos durante a pandemia

O isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus é o tema de um projeto audiovisual da “Ciatria” que será lançado neste domingo, dia 28 de junho, pelo Youtube, a partir das 15 horas no canal “Leandro Vieira”, com o título “A janela do mundo”. 
O curta-metragem aborda o momento histórico de isolamento em que a humanidade foi colocada em sua condição de existência. O trabalho narra diferentes comportamentos e sensações de distintas pessoas em meio ao caos. A iniciativa é trazer ao público uma percepção sobre tudo isso, a partir de suas identificações e de seus incômodos. 
O projeto tem a direção e a autoria do fernandopolense Leandro Vieira, criador da “Ciatria”, sua companhia de teatro, e a colaboração de integrantes do grupo, entre outros envolvidos, como o Gilberto Guilherme, integrante da Unati -Universidade Aberta da Terceira Idade. “É um trabalho colaborativo, onde cada um, em sua casa, com o seu companheiro, ou sozinho, gravou a sua cena para o curta”, diz Leandro. 
 “Tenho um grupo de teatro ativo em Fernandópolis, nós estamos sempre nos movimentando, inclusive, ainda no começo deste ano, conseguimos fazer uma apresentação antes de ser decretado o distanciamento social. Vejo a necessidade de estarmos sempre nos posicionando e usando da nossa arte para comunicar. Motivado por outros grupos de São Paulo que iniciaram seus projetos nas redes sociais, decidi juntar os atores que trabalham comigo, mais outros amigos, tanto de Fernandópolis, quanto de São Paulo, para produzirmos um curta-metragem que retratasse esse ambiente em suas diversas realidades. É um momento complexo, difícil de ser lidado em todas as suas questões. Recorri ao meu ofício para trazer uma mensagem as pessoas. É um trabalho sem nenhum fim lucrativo e foi realizado por amor. Espero que nós, profissionais da cultura, não sejamos desamparados, pois estamos mais que nunca, produzindo muito conteúdo para a população, trazendo entretenimento e informação” acrescenta o diretor.

PROBLEMAS POTENCIALIZADOS

PROBLEMAS  POTENCIALIZADOS

O período de quarentena potencializou alguns problemas que já nos acompanham há muito tempo, como a violência contra as mulheres. O projeto dá visibilidade a causa e faz o seu alerta. A depressão, a crise de ansiedade, o sentimento de solidão, também ganharam força com o distanciamento social e fazem parte das discussões do curta.
Toda a narrativa é construída com depoimentos baseados em experiências reais, buscando atrair atenção e podendo ainda dar mais espaço para que esses conflitos sejam refletidos, seja representado por um garoto negro que vive uma situação de opressão policial, como de uma profissional da área de saúde agredida em seu local de trabalho. Essas questões enfatizam a desumanidade que assombra nossa sociedade, mesmo diante de um período tão delicado.   
 No mês do “Orgulho LGBTQI+”, o projeto visa representar alguns de seus membros e espalhar uma mensagem de paz e reafirmar o orgulho da comunidade. 
“São em momentos frágeis e de vulnerabilidade como esse que é visto com mais clareza a importância da arte no seu ofício de se comunicar, como forma de entretenimento, de informação, de questionamento e de toda sua ação”, aponta Vieira. 
Com a proposta de fazer o curta-metragem ter uma finalidade ampla, mais informativa e conscientizadora, Leandro convidou a psicóloga Lídia Moita e o terapeuta Rajan Irineu, para compartilhar suas análises e pontos de vistas em depoimentos que encerram o projeto. Lídia Moita possui especialização na área de Sexualidade Humana pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) e possui graduação em Psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto. Ministra aulas para o ensino superior, atua como palestrante e psicóloga clínica. Seus principais assuntos são: Terapia Sexual, Educação Sexual, Sexualidade, Relações de Gênero, Relacionamentos, Saúde Mental e Psicologia Social. Rajan Irineu é especialista em Terapia Sensorial Tântrica e no tratamento de Disfunções Sexuais. Pesquisador da Sexualidade Humana, Palestrante, Educador e Terapeuta Corporal, Comportamental e Sexual. Os dois profissionais contribuem e agregam ao projeto em seu objetivo de alertar e conscientizar.   

SERVIÇO

Curta Metragem: A Janela do Mundo
Lançamento: Domingo, 28, às 15 horas no canal 
“Leandro Vieira” no Youtube.
Autor e diretor: Leandro Vieira
Psicóloga: Lídia Moita
Terapeuta: Rajan Irineu 
Atores e convidados: Gilberto Guilherme, Suellen Gonçalves, Guilherme Martins, Maxiellen Motta, Lara França, Valéria Santos, Sofia Trindade, Shakti Bartulihe, Lucas Brotto, Miriam Limma, Vitória Dias, João Boer, Henrique Silva, Kawany Marchesine, Victória Lopes, Ashley Valero, Vinícius Oliveira, Marcus Vinícius, Felipe Augusto, Daniela Costa, Jonata Ramiro, Mary Gonçalves.