Artigos

A mania de se fazer o bem



A mania de se fazer o bem

Ela pode ainda não saber qual profissão seguir e qual curso ingressar quando terminar o Ensino Médio, mas já entendeu direitinho como fazer a lição de casa quando o assunto está ligado diretamente com a solidariedade. Ajudar ao próximo está entre os afazeres preferidos de Gabriella Teodoro Coelho, de 15 anos. Ela é filha de Mirla Cristina Coelho e José Paulo Coelho. Tem dois irmãos: a gêmea Vittoria, e José Paulo, o mais velho. Estudante do 1º colegial do colégio Anglo, Gabriella concilia os estudos com uma grande missão: ser a Ilustre Preceptora do Meninas Arco-Íris, uma Ordem para Maçônica, com meninas de 11 a 21 anos, que tem como finalidade ajudar entidades carentes e incentivar a população a

fazer o bem. Você faz parte de uma família muito unida. O que isso influencia em sua atuação no Arco-Íris?

A união da minha família influencia muito, já que com essa união sei que posso recorrer a alguém em momentos de dificuldades. Minha família é muito importante para mim, sem ela não teria chegado a um cargo tão importante como o de Ilustre Preceptora.

Quais os benefícios de ser uma Menina Arco-Íris?

 Os benefícios de ser uma menina Arco-Íris é que você acaba aprendendo coisas lindas que antes você não se importava, você aprende a doar, não só alimentos e brinquedos como também o seu dia,o seu tempo, para ajudar alguém ou uma entidade que está precisando. Nós, quando entramos na ordem enxergamos o amor e o serviço de outra maneira e com outros olhos. Contudo, não é só porque você está na ordem que você tenha que começar a mudar. Quem não participa também pode enxergar a vida com outros olhos, assim  como nós aprendemos a ver.

Efetivamente, o que vocês buscam na Ordem?

Nós buscamos na Ordem a irmandade, o amor não só entre a gente como também com o próximo.

Em sua opinião, o que entidades e Ordens como a de vocês influenciam na vida das pessoas? O bem é maior para quem participa ou para quem é beneficiado pelo trabalho do Arco-Íris?

Entidades e Ordens como a nossa influenciam muito na vida das pessoas, uma vez que nós mostramos a elas que um simples ato pode mudar tudo. Em minha opinião, o bem maior é para quem participa, é um prazer ver o que você ajudou a melhorar, melhorando cada dia mais e aquela pessoa que tinha dificuldades, hoje já não tendo mais.

Nos últimos anos, o Arco-Íris vem ganhando reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em Fernandópolis, como a doação de cadeiras de rodas para a Santa Casa e muletas para o banco de doações do Rotary Clube 22 de Maio. Como vocês conseguem esses donativos?

Os donativos nós conseguimos através de patrocínios e de doações.

Você, no auge dos 15 anos, consegue entender porque é preciso criar entidades e grupos de ajuda ao próximo para fazer o que, em tese, seria obrigação do Governo?

Sim, eu consigo entender. No Brasil há muitas pessoas com dificuldades e que o governo não ajuda, então como nós, jovens, somos o futuro do país temos que começar desde agora ajudar, para que no futuro nós possamos passar isso aos nossos filhos, e quem sabe assim conseguir mudar o destino do país para melhor.

O Arco-Íris Fernandópolis trabalha atualmente em uma campanha para a doação de cabelos que serão encaminhados para a fabricação de perucas, e doadas, posteriormente, a pacientes com câncer. Como funciona essa ação? Todas as meninas aderiram?

A nossa campanha de doação de cabelo se chama Arco-Íris em Ação, essa campanha iniciou na minha gestão e terminará na gestão da minha irmã. Então, temos um ano para receber os cabelos e esperar crescer. No final do ano teremos um dia onde cabeleireiros doarão seu dia para cortar os cabelos das meninas/pessoas. O comprimento dos cabelos deve ser de no mínimo 20 centímetros e os doadores deverão colocar o nome, o endereço, a cidade, o CEP e o telefone, pois eles receberão um certificado do Hospital de Câncer de Barretos. Todos os cabelos serão levados para a confecção de próteses capilares (perucas) e as mesmas serão doadas para os pacientes. No final do ano nossa Ordem levará essas perucas. Todos podem doar, até cabelos com química e/ou tingidos, essa campanha também não tem idade, mas nosso público alvo são os jovens. Nossa Assembléia tem como interesse principal, não só doar perucas como também doar autoestima, alegria, amor, carinho e esperança para os pacientes. Todas as meninas aderiram e algumas já doaram, nós temos também uma página no Facebook chamada Arco-Íris em Ação, onde nós mostramos os cabelos já doados e os doadores.

Quais as metas até o final de sua gestão? Quando termina?

Ainda quero fazer muitos trabalhos até o fim de minha gestão, que é em junho. Mas, em especial, quero concluir um trabalho voltado para o meio ambiente. Esse projeto será feito perto da data do dia 05 de junho, Dia do Meio Ambiente, já que não há tantos projetos que enfatizam a importância de preservar a natureza.

Quem será a próxima ilustre preceptora?

A próxima Ilustre Preceptora será minha irmã gêmea Vittoria Teodoro Coelho, que assume em agosto.

O que é felicidade para você?

Eu acredito que a felicidade seja algo que nós só conseguimos quando ajudamos alguém, quando conquistamos algo que nós mesmos lutamos, batalhamos para conseguir. Acho que a felicidade é fácil de ser conquistada, mas com esforço e não “de graça”. O que me faz feliz é saber que estou fazendo os outros felizes, que estou ajudando e fazendo com que algo que não tinha mais rumo, agora tenha. Porque não existe coisa melhor que saber que algo tão simples possa se tornar tão grandioso para alguém.