Foi-se o tempo em que as cirurgias plásticas eram os únicos recursos médicos que realmente surtiam efeitos visíveis e satisfatórios aos pacientes. De forma agressiva e muitas vezes invasiva, procedimentos como as lipoaspirações e liftings, que necessitavam de cortes, pontos, pós-operatório e outros incômodos, foram, por muito tempo, a solução encontrada por homens e mulheres em busca de uma melhor aparência.
Porém, uma revolução estética se iniciou com o surgimento de novos aparelhos que permitem resultados semelhantes aos das cirurgias, mas de forma rápida e não invasiva. São tecnologias de última geração, já disponíveis em algumas clínicas médicas, que são capazes de proporcionar uma verdadeira transformação no corpo e no visual dos pacientes.
Pele renovada de forma rápida e sem dor
Um desses equipamentos é o Laser Fracionado StarLux 1540 (Fraxel). Sem cortes, pontos, cicatrizes, sangramento, crostas ou substâncias químicas agressivas, esse tratamento a laser com emissão luminosa fracionada é capaz de reduzir vincos, rugas estáticas, flacidez, poros dilatados, cicatrizes de acne, cicatrizes pós-plásticas e acidentes, manchas, inclusive o melasma e estrias recentes e antigas.
Neste procedimento a energia do laser é aplicada para atuar na pele de forma fracionada, criando micro perfurações invisíveis a olho nu. Segundo o médico dermatologista, fundador e membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, Dr. João Carlos Pereira, a idéia é estimular o colágeno microscopicamente em múltiplos pontos, com rápida resposta, sem dor e sem pós-operatório. O resultado é um encolhimento da pele, mais tônus, menos flacidez, mais fina, lisa e luminosa, afirma.
Ao contrario dos tratamentos antigos, a epiderme e a derme não são removidas, nem destruídas, mas estimuladas e renovadas. Na epiderme há uma renovação celular e na derme é estimulada a produção do colágeno e fibras elásticas, responsáveis pela elasticidade e sustentação do tecido cutâneo.
Literalmente, ele evapora a pele velha e faz ressurgir em poucos dias uma pele nova e jovem. O procedimento dura menos de trinta minutos e não é preciso o uso de anestesia local. Após a aplicação, apenas um discreto rosado e calor são sentidos no local. São necessários três tratamentos mensais para melhores resultados, embora após a primeira sessão já se possa observar uma nítida diferença.
O fim da flacidez com o uso da luz infra-vermelha
Outro aparelho high-tech que também está revolucionando o mercado da beleza é o Titan, um equipamento antiflacidez que chega às clínicas do Brasil como uma alternativa ao lifting, uma das práticas cirúrgicas mais procuradas quando o assunto é vencer a força da gravidade. A principal vantagem do Titan é o seu efeito quase instantâneo conseguido por meio de uma luz infra-vermelha.
A luz atravessa a epiderme (camada superficial da pele) sem queimá-la e aquece o colágeno da derme, uma camada mais profunda. O colágeno aquecido se contrai e a pele fica mais firme. Forma-se um novo colágeno proporcionando o aspecto rejuvenescido e bonito por seis meses a um ano.
Com a contração imediata dessas fibras, é possível perceber uma melhora clínica logo após a primeira aplicação. Por isso já é possível observar um efeito lifting da face no momento após a finalização do tratamento, tratando o contorno do rosto, a queda da bochecha e das sobrancelhas. Além disso, esse aquecimento estimula a produção de colágeno novo que pode durar por até um ano.
É uma opção não invasiva que faltava para melhorar a flacidez de forma segura, rápida e visivelmente eficiente. Outros equipamentos disponíveis no mercado são tratamentos dolorosos e não promovem efeito imediato. Claro que o Titan não se propõe a ter os mesmos efeitos de um lifting facial, porém o resultado adquirido é expressivo, e muitas vezes, não deixa a desejar, afirma Pereira.
Como esculpir o corpo sem riscos e sem cortes
O equipamento chamado Ultracontour é um novo sistema de terapia combinada com ótimos resultados em tratamentos de contorno corporal, gordura localizada e celulite. Chamado de lipo sem cortes e drenagem linfática por ultrassom, o equipamento utiliza um sistema denominado HIFU (Ultra-som Focalizado de Alta Intensidade) para realizar a destruição das gorduras.
A primeira fase do tratamento rompe as células gordurosas mecanicamente através de um processo chamado Cavitação da região escolhida, uma verdadeira destruição da gordura. A segunda fase destina-se à eliminação, por drenagem linfática, dos resíduos dessa gordura.
Qualquer região do corpo onde há acúmulo de gordura localizada pode ser tratada, como o abdômen, pneuzinhos, braços, coxas e costas. A recomendação é que se trate no máximo duas regiões por sessão, sendo que o número de sessões varia de acordo com a quantidade de gordura na região.
A perda de medidas ocorre logo após a aplicação, sendo a redução média entre dois a quatro centímetros de diâmetro. A vantagem é que essa perda não ocorre por perda de líquidos, e sim por destruição da gordura. Prova disso é que a redução já é visível antes mesmo da fase da drenagem realizada pelo aparelho, conclui João Carlos Pereira.
Por tudo isso, o trabalho dos bisturis tende a diminuir cada vez mais, enquanto a procura pelas tecnologias high-tech para fins estéticos já vira rotina nos principais consultórios médicos que passaram a utilizar definitivamente essa tecnologia a serviço da beleza e do bem estar das pessoas.
Fonte:
Dr. João Carlos Pereira
Clínica Derm