Geral

A transformação do sorriso não belo em um sorriso ideal!



A transformação do sorriso não belo em um sorriso ideal!
Um belo sorriso não é composto apenas de dentes isolados, mas também depende da harmonia perfeita entre a face, lábios e gengiva, a busca incessante por essa harmonia pode ser encontrada no consultório odontológico, e neste, pode se conseguir dentes belos, com aparência natural e com isso melhorar a auto-estima, qualidade de vida e a felicidade das pessoas que estão infelizes com a aparência do seu sorriso.
O sorriso tem se tornado cada vez mais um símbolo de felicidade, de satisfação, de bem estar e de realização. E, por mais motivos de alegria que se tenha, poucas pessoa, no entanto, se dirá satisfeitas com o próprio sorriso.As causas podem ser variadas, as pessoas ficam infelizes devido à má formação da arcada dentária, por dentes quebrados, lascados, tortos, separados (diastemas), curtos, desalinhados, escurecidos, manchados ou até mesmo por hábitos danosos (tabagismo), má higiene bucal, cárie, envelhecimento de restaurações e ou próteses antigas, bruxismo, etc.
A estética dental nada mais é do que a associação de varias técnicas e materiais estéticos modernos, visando devolver ao paciente a estética perdida ou até mesmo gerar a harmonia e beleza, antes nunca existente, devolvendo dessa forma a vontade de sorrir.
Dentro desses procedimentos podemos citar:
- Clareamento; esse procedimento visa a remoção do amarelo do sorriso, gerando um sorriso mais jovem e bonito. Ele pode ser feito utilizando vários tipos de materiais clareadores e pode ser feito em casa com o auxilio de moldeiras ou no consultório com o laser, é importante salientar a necessidade da supervisão do dentista.
- Facetas de resina; esses procedimentos são feitos com resina de consultório, e visam devolver a estética ao paciente, essas resinas também podem ser utilizadas para fechamentos de diastemas, aumento dos dentes, trocas de restaurações escuras (amálgama) por claras, etc.
- Lâmina de porcelana; que nada mais é do que a correção de problemas estéticos através da realização de um desgaste em torno de 0.7 mm em toda a superfície frontal dos dentes envolvidos no procedimento e em seguida a colagem de delicadas películas “que se assemelham à unhas postiças” recuperando a estética dos dentes.
- Implantes; esse procedimento consiste na a colocação de um pino, que funcionará como uma raiz artificial, sobre essas, irão as próteses que devolverão a função e a estética. Ele será utilizado quando houver perda dos dentes naturais, essas perdas podem ser causadas por múltiplos fatores.
- Prótese Metal free; essas são conhecidas como próteses livres de metal, são confeccionadas com porcelanas de última geração que proporcionam alta resistência e excelente qualidade estética. Uma outra vantagem é que elas evitam o escurecimento da gengiva, isso ocorre com as próteses convencionais, pois com o afastamento gengival expõe-se a área de emenda entre o dente e a coroa, que nessa área é de liga metálica e como as próteses “metal free” não possuem metal, elas não geram esse escurecimento.
- Restaurações posteriores estéticas diretas; essa técnica consiste na remoção de caries ou de restaurações antigas que podem ser amalgama (restauração preta) ou resina (restauração da cor do dente) e a colocação de resinas de ultima geração para a reconstrução dental, devolvendo a anatomia (forma ideal do dente), cor (a mesma cor do dente e com uso de corantes pode se realizar a caracterização, ou seja, dar características individuais para cada dente e até mesmo para cada pessoas, isso irá depender da raça e idade de cada paciente) e alem disso devolver a função ideal e necessária.
- Restaurações posteriores estéticas indiretas; essa técnica é conhecida como Onlay e Inlay, elas são utilizadas para dentes que possuem uma grande destruição, podem ser feitas de vários matérias e devolvem todas as características das restaurações posteriores estéticas direta com uma grande diferença, elas tem um tempo de vida útil maior, ou seja, duram mais.


É importante ressaltar que a evolução da odontologia estética proporciona varias soluções, mas a melhor solução é a prevenção, que consiste na escovação diária e no uso do fio dental, para evitar a perda de estrutura dentária causada pela doença cárie.
É importante dizer que todo caso tem solução, graças à evolução das técnicas e materiais da odontologia estética nos últimos vinte anos. Sendo assim se você está insatisfeito com a aparência do seu sorriso, procure um profissional apto a transformar-lo, qualquer duvida ligue e agende a sua consulta, será um grande prazer atende-lo. E sorria, pois sorrir é a melhor receita para viver feliz.