Geral

A Virada Cultural Paulista crescerá em 2008



A Virada Cultural Paulista crescerá em 2008
A Virada Cultural Paulista 2007 reuniu dez mil pessoas em São José do Rio Preto em suas 24 horas de evento, no último final de semana. O resultado foi positivo e a edição 2008 terá a inclusão de mais cidades, e artistas fernandopolenses poderão se apresentar mediante a entrega de currículos e aprovação das equipes organizadoras.

Cerca de 34 eventos foram distribuídos por quatro pontos de São José do Rio Preto incluindo o palco principal na represa, o Cine Eldorado, o SESC e o SESI. Grafitagem, artistas de circo, músicos de todos os estilos, artistas plásticos, espetáculos de dança e teatro foram os trabalhos desenvolvidos por artistas locais e de todo país.

As três atrações mais esperadas foram o show do Afro Reggae, grupo criado a partir de um trabalho social realizado na Favela do Vigário geral, no Rio de Janeiro e consolidou-se ao longo dos anos no cenário nacional e internacional. O cantor e compositor Renato Teixeira, uma das maiores referências da música popular brasileira e a trupe do Teatro Mágico com seu espetáculo “Entrada para Raros...” que exaltou a arte independente.

Durante o show que reuniu mais de cinco mil pessoas, Fernando Anitelli, líder da trupe, disse que a Virada Cultural é necessária para propagar o trabalho dos verdadeiros artistas brasileiros e que a filosofia desse evento deve ser de mostrar o valor da arte independente.

“Multinacionais entram no Brasil, escolhem um artista local e o colocam ao lado de uma cerveja. Colocam também a mulher seminua ao lado e banaliza arte. As grandes produtoras de cds moldam o cantor a bel prazer de seus próprios interesses e ficam milionárias com a vendagem, enquanto o artista não recebe nada. Quem puder comprar nosso cd pode ir à nossa lojinha ambulante, pois custa apenas R$ 5. E quem não puder pagar, pode piratear nosso cd a vontade. Isso chama pirataria saudável pois o nosso desejo é propagar a arte independente”, discursou Anitelli.

O Teatro Mágico tem mais 800 shows no currículo, desde sua formação em 2003 e reúne no espetáculo elementos do teatro, do circo, da poesia, da dança, da literatura, da pirofagia e do cancioneiro popular. Entre os 16 integrantes da grupe, há atrizes, trapezistas, músicos, poetas e malabaristas. As músicas falam de amores, companheirismo, críticas sobre o preconceito entre culturas e acima de tudo sobre a arte e o seu poder de movimentar o mundo.

A Virada Cultural começou às 18 horas do sábado, dia 19 e terminou às 18 horas do domingo. Todos os eventos tiveram entrada gratuita. Artistas que quiserem se apresentar na Virada 2008 fiquem atentos que serão divulgadas as datas e como participar. A arte agradece.