Geral

Abertura da 5ª Feira de Agronegócios reúne 400 pessoas



O primeiro dia da 5ª Feira de Agronegócios de Fernandópolis e Região foi considerado um sucesso pelos organizadores e participantes. Estiveram presentes na abertura oficial do evento, aproximadamente 400 pessoas, entre prefeitos, lideranças rurais, produtores, empresários, autoridades policiais e judiciárias e estudantes. “O número de participantes revela a importância que o agronegócio ocupa entre os produtores desta região. Nós da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo sempre apoiamos eventos realizados aqui, pois sabemos do empenho do Sindicato Rural de Fernandópolis, das autoridades e das demais lideranças agrícolas da região para com os produtores”, enfatizou Leny Pereira Santana, diretor da FAESP, que esteve prestigiando a feira, representando o presidente da FAESP, Fabio de Salles Meirelles.
As atividades começaram às 08h30, com um café da manhã. Logo após o protocolo, o apresentador do programa Nosso Campo, da TV Tem, Eli Franqui deu início a programação de palestras. Ele forneceu aos participantes informações gerais sobre o agronegócio regional, estadual e nacional, enfatizou as principais culturas e a expansão do setor canavieiro no estado.
A segunda palestra apresentou detalhes sobre Agricultura Familiar e foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Dr. José Cassiano Gomes dos Reis Júnior, coordenador da CODEAGRO e ex-secretário de Agricultura do Estado do Paraná.
A 5ª Feira de Agronegócios é um evento de trabalho, segundo Humberto Cáfaro, presidente do evento. Ele enfatizou que “a feira não tem um caráter festivo, com apresentação de shows. É um evento para discutir tecnologias, realizar negócios e ajudar o produtor em suas decisões”.
Os participantes da feira puderam assistir, no período da tarde, duas palestras que ofereceram informações sobre novas técnicas utilizadas na pecuária leiteira. A primeira foi a apresentação do projeto pioneiro da pecuária leiteira, com o zootecnista do Instituto Biosistêmico, Luís Henrichsen. Logo após, o engenheiro agrônomo do Instituto Biosistêmico, Afonso Voltan, falou dobre o solo como fonte determinante da produção leiteira.
Ainda no período da tarde, outras duas palestras trataram diferentes aspectos da piscicultura. Foram elas: Planejamento Econômico e Viabilidade da Piscicultura na região, com a pesquisadora Helianice Pereira de Barros do Centro de Pesquisa em Pescado Continental e Piscicultura Atual e perspectivas para o futuro, com o zootecnista e professor da Escola Agrícola de Monte Aprazível, Winebaldo de Carvalho.
A programação encerrou o dia com o leilão de 200 cabeças de gado leiteiro e ovinos. “Ficamos muito satisfeitos com o interesse dos produtores rurais neste primeiro dia. A possibilidade de oferecer palestras com temas variados atraiu caravanas de produtores de várias cidades da região. Estudantes de cursos técnicos e de Agronomia também estiveram presentes. As palestras são de graça e realizadas por especialistas e pesquisadores renomadas em suas áreas de atuação dentro do agronegócio, por isso a importância do evento, por ser uma grande oportunidade para quem busca informações sobre novas técnicas utilizadas em seguimentos diferentes do agronegócio”, salientou Marcos Mazeti, diretor de Agricultura e presidente do Sindicato Rural de Fernandópolis, gestor do evento.
A programação continua nesta sexta e sábado, dias 28 e 29, com palestras e leilões, conforme programação detalhada abaixo. Além disso, para oferecer boas oportunidades de negócio, 50 empresas estão expondo e comercializando máquinas, implementos agrícolas, insumos, gêneros alimentícios e produtores fabricados por meio de comunidades que fazem parte dos programas de incentivo a agricultura familiar. O Banco do Brasil e a Credicitrus também estão presentes na feira, oferecendo financiamentos especiais aos participantes.
Os organizadores esperam que os negócios movimentem 2,5 milhões de reais com os estandes e os leilões, superando os números do ano passado, quando o evento atraiu cerca de 4 mil pessoas no Campus da Unicastelo de Fernandópolis e reuniu cerca de 40 empresas de segmentos agropecuários.
Demonstrando o compromisso social do evento, na sexta-feira, haverá a entrega dos prêmios do Concurso “Agricultura Especial”. Uma parceria da Feira com a APAE. Os alunos que fizeram os cinco melhores desenhos, eleitos por uma comissão julgadora, irão receber a premiação.
A 5ª Feira de Agronegócios é promovida pelo Sindicato Rural de Fernandópolis, Prefeitura, SEBRAE, FAESP/SENAR, CATI e ACIF, com o apoio da Unicastelo, FEF, Fazenda São Pedro, Câmara de Vereadores de Fernandópolis, Crystal e Gramadão Leilões. É realizada no Recinto de Exposições Percy Waldir Semeghini, em Fernandópolis.
Veja a programação da 5ª Feira de Agronegócios de Fernandópolis e Região para os dias 28 e 29.

SEXTA-FEIRA, DIA 28
8h às 9h – café da manhã e visita aos estandes
9h às 10h30 – Palestra: Gerenciamento e investimento em citrus, com o engenheiro agrônomo e consultor do Novo Campo, Roberto Salva.
10h30 às 12h – Palestra: Manejo sanitário de ovinos, com o zootecnista e professor da Unicastelo, Dr. André da Cruz França Lema.
14 às 15h – Palestra: Consorciação da Seringueira com culturas anuais e perenes, com Dr. Adriano Tonosi da Eira Aguiar do Programa Seringueira do IAC.
15h às 15h30 – Perguntas e respostas
15h30 às 16h30 – Palestra: Eucalipto, com o gerente geral florestal da Votorantim, Geraldo Colli Júnior.
16h30 – Entrega da premiação do Concurso “Agricultura Especial”.
18h - Leilão de das raças Nelore e Brahman. São aproximadamente 150 animais entre matrizes, reprodutores, machos e fêmeas para cria, recria e engorda.

SÁBADO, DIA 29
14h – leilão de gado geral com 1200 cabeças.