Geral

ACIF e Sebrae-SP oferecem qualificação gratuita para dekasseguis



ACIF e Sebrae-SP oferecem qualificação gratuita para dekasseguis
Programa Dekassegui Empreendedor está com inscrições abertas na Associação

A ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis) e o Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) firmaram parceria para o desenvolvimento do programa Dekassegui Empreendedor em Fernandópolis. O programa vai funcionar na cidade por meio do PAE (Posto de Sebrae de Atendimento ao Empreendedor) e está com as inscrições abertas.

No dia 5 de março, uma palestra no Clube Tóquio esclareceu alguns dos principais pontos do programa. Na ocasião, Milton Fumio, coordenador do programa Dekassegui Empreendedor no Estado de São Paulo, apresentou um panorama da comunidade dekassegui no Brasil e as principais dificuldades desses descendentes de japoneses depois que trabalham muitos anos no Japão, voltam para o Brasil e montam seus próprios negócios.

De acordo com o levantamento feito pelo Sebrae-SP, 70% dos dekasseguis são homens e têm menos de 40 anos. A maioria não tem qualificação profissional, não cursou o ensino superior e 80% trabalhavam como operários no Japão. No Brasil, 19% são pequenos comerciantes ou empresários, mas 56% dos dekasseguis têm como objetivo principal ganhar dinheiro na terra dos ancestrais e empreender uma atividade empresarial própria no Brasil.

Mesmo com dinheiro na mão, por que 62% das empresas administradas por dekasseguis fecham em até dois anos, sendo que a média geral é de 49% para os não-dekasseguis? Justamente por essa falta de qualificação empresarial, planejamento e conhecimento de mercado.

Então, com o intuito de auxiliar essa parcela da população que quer investir no setor empresarial e não sabe como, é que surgiu o programa Dekassegui Empreendedor. Um dos objetivos do programa é o desenvolvimento da capacidade empreendedora dos participantes, através de cursos e materiais especialmente desenvolvidos pelo Sebrae. O programa visa ainda a preparação gerencial necessária para a implantação e gestão bem sucedida de um negócio por um dekassegui, depois que ele retorna ao Brasil.

O acompanhamento do programa atende participantes em fase de preparação para a mudança para o Japão, os que já moram lá ou que estão se preparando para voltar e ainda os que já retornaram e querem montar seus negócios.

“O Sebrae está disponibilizando uma ótima oportunidade para capacitação daqueles que se sacrificaram no Japão ou mesmo daqueles que administram as economias daqueles que ainda permanecem no Japão. É hora de aproveitar essa oportunidade e se qualificar para o sucesso”, disse Carlos Takeo Sugui, presidente da ACIF.

Para que o programa comece em Fernandópolis é necessária a adesão de pelo menos 25 pessoas. As inscrições podem ser feitas na ACIF ou pelo telefone (17) 3465 3555, gratuitamente.
A programação de cursos e palestras previstas é ampla e diversificada. Envolvem desde palestras sobre o imposto de renda no Brasil e no Japão até cursos prolongados como o Seminário Empretec (que para os dekaseeguis será inteiramente gratuito), consultorias empresariais e assessorias técnicas.