Geral

ACIF levou programação para o centro no último sábado



O comércio de Fernandópolis funcionou em horário especial no último sábado, dia 14. Como foi o segundo sábado do mês, as lojas ficaram abertas das 9h às 18h. Aproveitando a movimentação do centro da cidade, a Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis promoveu dois programas para incrementar o final de semana: o Feirão do Imposto, organizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores, e o Projeto Mulher, promovido pelo Conselho da Mulher Empresária e Empreendedora.
O evento do Feirão do Imposto foi o encerramento de uma vasta programação que aconteceu durante a semana. “O evento teve como objetivo conscientizar toda a população de que a carga tributária brasileira é muito alta e os impostos estão escondidos nos preços de todos os produtos e nos serviços em geral”, explica Adriano Careno, coordenador do Núcleo.
Ele completa lembrando que a campanha também tem como meta despertar na população o interesse em cobrar do governo que os impostos sejam realmente revertidos em serviços públicos essenciais como educação, saúde e segurança.
Para atingir o objetivo, o Núcleo fechou parcerias com a Fundação Educacional de Fernandópolis, Unicastelo e Centro Paula Souza, onde o grupo fez ações de conscientização durante a semana toda. Na FEF, o projeto teve o apoio especial do curso de Ciências Econômicas, que auxiliaram os jovens empresários nas atividades de conscientização da população.
Na tenda do feirão, estiveram expostos diversos produtos, constando em suas etiquetas os preços e os impostos que incidem sobre o valor pago. Um exemplo de campeão de impostos é o sabão em pó. No preço do produto que pagamos no supermercado, 42,27% são impostos. Se tratarmos de materiais para construção, a média é de 40% de imposto sobre os produtos e serviços.
O Feirão do Imposto foi uma iniciativa da FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), amplamente disseminada pelas associações do Estado todo. Em Fernandópolis, esta foi a terceira edição do evento, que esteve no Pavilhão Comercial da Expô em 2005 e na Praça da Matriz, no mesmo ano.

Projeto Mulher
O CMEE (Conselho da Mulher Empresária e Empreendedora) da ACIF também esteve no centro da cidade neste sábado. Nove artesãs do Projeto Mulher expuseram seus produtos no centro de Fernandópolis. O projeto reúne empreendedoras autônomas de Fernandópolis e Brasitânia, que também terão a chance de mostrar sua produção durante a 40ª Expô, no Pavilhão da Indústria e do Comércio da ACIF.
Nesse projeto, o Conselho cede as barracas especialmente confeccionadas para esta exposição e as empreendedoras autônomas levam seus trabalhos. Em 2006, o projeto foi um sucesso e agora entra em sua segunda edição.
O CMEE faz uma seleção das artesãs que trabalham em casa, comercializam para amigos e parentes, e têm interesse em expandir seus negócios futuramente.