Geral

ACIF participa de evento regional da Facesp



A equipe da ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis) participa, na próxima semana, de um seminário regional do Projeto FOCO – Circuito de Negócios, um projeto da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) em parceria com a Associação Comercial de São Paulo.
O evento acontece nos dias 19 e 20 de março, em Votuporanga. Na programação, atividades como treinamento de produtos, palestras, seminários e workshops sobre temas de interesse empresarial, sobretudo sobre gestão de risco em operações que envolvam análise de crédito e cadastro.
No primeiro dia, o evento é aberto a todo o empresariado regional. “Traremos profissionais especialistas com experiência executiva em grandes empresas e que apresentarão cases de sucesso e anteciparão tendências de mercado, mudanças no cenário econômico e seus impactos na gestão de crédito e risco", informou Rolando Nogueira, vice-presidente da Facesp.
No dia 20, será oferecido um treinamento para presidentes e funcionários de associações comerciais de toda região com o objetivo de qualificar as equipes para utilizar as consultas e serviços da Facesp e SCPC, além de obter dicas preventivas a ações de golpistas e informações importantes para o combate à inadimplência.
O seminário é totalmente subsidiado pela Facesp e tem inscrições gratuitas. As vagas são limitadas e a reserva de lugares no evento pode ser feita na Associação Comercial de Votuporanga, pelo telefone (17) 3422 3044. São esperados para o evento representantes de aproximadamente 40 associações comerciais da região.
“É um evento muito interessante tanto para as equipes das associações comerciais como para o empresariado em geral. Vivemos um tempo em que a informação é muito importante nos negócios e a questão do crédito e da inadimplência precisa ser discutida com atenção”, disse Carlos Takeo Sugui, presidente da ACIF.

PROGRAMAÇÃO
No dia 19 as ações serão voltadas para empresários. A primeira palestra, às 13h15, terá como tema “Gestão de risco massificado”, e estará a cargo de Fernando Manfio. Ele é formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP em 1984, tem larga experiência no mercado de crédito ao consumidor tanto no Brasil quanto no exterior, tendo atuado como gestor de risco em importantes instituições financeiras como Credicard, Citibank (no Brasil, Inglaterra e Itália), Cardsystem, Itaú e Fininvest, atuando sempre como responsável pela estruturação e gerenciamento das áreas de risco pessoa física (crédito, fraude e cobrança), formação de profissionais e implantação da cultura de risco massificado na gestão de produtos de crédito.
O segundo palestrante será Celso Amâncio, ex-gerente nacional de Crédito e Cobrança das Casas Bahia e ex-Diretor Executivo do Carrefour, que começará sua exposição às 16h. Quando responsável pela área de cartões do Carrefour, Amâncio gerenciava todas as transações nas 96 lojas no formato hipermercado e em mais 97 com a marca Champion. Hoje, Celso Amâncio atua no Senarc Contact Center, com serviços de consultoria, cursos e palestras nas áreas de crédito e cobrança, atendimento à baixa renda, operações de crediário, cartões, entre outros. Ele abordará o tema "História do Crédito", que desenvolverá táticas e ferramentas que podem ser utilizadas na análise de crédito e na prevenção de fraudes.
Na quinta-feira, dia 20, as atividades serão direcionadas somente para presidentes, diretores, secretários executivos e funcionários das associações comerciais pertencentes à 14ª região administrativa da Facesp. Rolando Nogueira explica que "serão palestras técnicas, referentes ao treinamento de produtos que as ACs oferecem aos seus associados.” Na parte da manhã, os participantes receberão orientações sobre os serviços direcionados às Pessoas Físicas e, no período da tarde, a tônica será a Pessoa Jurídica. Para ministrar essas informações, a Facesp trará Lígia Brançani, da Superintendência de Produtos e Serviços da Associação Comercial de São Paulo.