Para intensificar o combate a Dengue e a prevenção contra a Febre Amarela, doenças que vêm assolando o País nos últimos anos, a Prefeitura está capacitando agentes municipais para orientar a população. Além disso, desenvolver ações práticas e intensivas para a eliminação dos vetores, responsáveis pela proliferação das doenças.
O treinamento foi elaborado pela Coordenadoria da Saúde Coletiva de Fernandópolis e contou com a participação de 48 funcionários, divididos entre as equipes dos E.S.F.s Paraíso e Jardim Araguaia, Saúde Coletiva, Controle de Vetores e do Departamento de Obras da Prefeitura. Durante as duas horas de palestra, realizada pela coordenadora da equipe da Saúde Coletiva, Adriana Gomes, com o apoio do veterinário da Saúde Coletiva Camilo Julian Azol, os agentes municipais receberam informações e coordenadas, que serão postas em prática até o dia 29 de fevereiro.
O objetivo do projeto é esclarecer e conscientizar a população sobre o perigo dessas doenças, além de fornecer orientações sobre a forma de combatê-las, explica a coordenadora da equipe da Saúde Coletiva, Adriana Gomes.
Com a execução do projeto, a Diretoria Municipal de Saúde irá percorrer o município em busca de possíveis criadouros da dengue, caramujos e moradores com a vacina da febre amarela atrasada, realizando assim, um mapeamento das regiões com maior incidência de focos no município.
Dando continuidade ao projeto de erradicação do Caramujo Gigante-Africano, os agentes de saúde, também orientarão as pessoas, quanto à forma adequada de manusear o caramujo para ser levado até os postos de coleta.