Saúde

Adolescentes sem comorbidades começaram a ser vacinados contra Covid-19 nesta 6ª



Adolescentes sem comorbidades começaram a ser vacinados contra Covid-19 nesta 6ª

Ontem, 27, teve início em Fernandópolis a vacinação com a primeira dose contra Covid-19 dos adolescentes de 17 anos sem comorbidades. A vacinação foi realizada na Central de Saúde e o  primeiro da fila para receber a dose foi o estudante do ensino médio, Fellipe Bonfim Líria, que madrugou. Ele chegou à Central de Saúde às 5h30 da manhã e às 8h em ponto já foi chamado para receber a vacina. “A sensação de receber a vacina contra o novo coronavírus é a mais pura sensação de salvação, liberdade e esperança, a esperança de viver, de voltar à vida a qual estávamos acostumados. Ser o primeiro a tomar a vacina é esperar que todos os jovens se vacinem, pois o nosso futuro depende da vacinação em massa, viva o SUS!”, disse o jovem.

Felipe foi acompanhado pela mãe, Denise Bonfim Líria, que revelou a ansiedade do jovem desde que soube que chegou sua vez de vacinar. “Ele tremia de nervoso. Não dormiu a noite de tanta ansiedade e logo nas primeiras horas da manhã já quis ir garantir seu lugar na fila. Para mim, que sou mãe, é um alívio, uma sensação de felicidade que não sei nem explicar. Depois de tantas perdas que tivemos é um alívio ter meu filho protegido”, conta a mãe emocionada.

Durante a semana, a Secretaria Municipal de Saúde vinha vacinando adolescentes com comorbidades. Para se vacinar, os adolescentes devem estar acompanhados pelo responsável. No caso de impossibilidade do acompanhamento do responsável, o adolescente deve estar acompanhado de um adulto e apresentar uma autorização assinada pelo responsável.

Para esses jovens será aplicado, exclusivamente, o imunizante da Pfizer. Trata-se da única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), até o momento, para essa faixa etária.

O preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já agiliza o tempo de atendimento nos postos de vacinação. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento.

Nesta sexta-feira, o vacinômetro do governo do Estado apontava que Fernandópolis já havia aplicado 84.299 doses de vacinas contra a Covid, sendo 53.769 de primeira dose e 30.530 de segunda dose ou dose única. Esse é o total de fernandopolenses que já completaram o ciclo vacinal.