A leishmaniose, doença transmitida pelo mosquito palha que atinge os cães e humanos foi tema de um encontro para a capacitação dos profissionais envolvidos no combate e controle da doença.
O evento ocorreu nesta quarta-feira, 5, no auditório do Paço Municipal e reuniu médicos veterinários e demais profissionais da área de saúde pública de municípios da região.
A capacitação foi coordenada pela equipe do Instituto Adolfo Lutz – Centro de Laboratório Regional de São José do Rio Preto. A diretora técnica do IAL, Janaína Olher Montanha participou da abertura.
Durante a aula teórica foi apresentada a situação epidemiológica de leishmaniose na região, diagnóstico clínico e a coleta de amostras biológicas em cães para diagnóstico etiológico das leishmanioses.
No período da tarde foi realizada uma aula prática com coleta de amostras biológicas de cães LV positivos no Centro de Controle de Zoonoses de Fernandópolis.
Para o secretário municipal da Saúde, Ivan Veronesi, o treinamento ministrado em Fernandópolis foi de grande importância para a Saúde Pública da cidade e da região. “Todos esses profissionais já convivem diretamente no combate e controle da leishmaniose e tiveram a oportunidade de aprimorar ainda mais o conhecimento na área para que seja colocado em prática”, disse.