Geral

Advogadas são homenageadas pela OAB de Fernandópolis



As mulheres advogadas de Fernandópolis serão homenageadas pela 45ª Subsecção da OAB com um chá da tarde, no próximo dia 8, quinta-feira, a partir das 17h, no anfiteatro da Casa do Advogado. O objetivo é promover uma agradável confraternização para comemorar ao Dia Internacional da Mulher. O evento, que é realizado há quatro anos, já se tornou uma tradição entre as advogadas de Fernandópolis.
A Comissão da Mulher Advogada, presidida por Márcia Cristina Pontes Chinaglia, organiza o encontro, que este ano ganhou um caráter beneficente. Cada participante irá doar um litro de leite longa vida. O montante arrecadado será entregue a uma instituição de Fernandópolis.
O evento irá homenagear as 107 advogadas que trabalham atualmente na cidade. Também haverá a entrega da carteira da OAB para a advogada Milena Viriato Mendes. A organização programou uma série de atividades surpresas para o encontro, entre elas, o sorteio de brindes.
“Realizar um chá da tarde, além de promover uma homenagem a nós, mulheres advogadas, é também a chance de realizar um agradável encontro. Normalmente só nos vemos nos corredores do Fórum, sempre sem tempo para uma conversa. O evento nos dará a oportunidade de confraternizarmos”, salientou a advogada Simone Yae Shiroma Rondina, secretária adjunta da nova diretoria da 45ª Subsecção da OAB em Fernandópolis.
DADOS HISTÓRICOS
A primeira mulher que entrou para a advocacia no Brasil foi Myrthes Gomes de Campos, em junho de 1906. Myrthes vivia numa sociedade marcada pela exclusão da mulher de todos os direitos civis. Ela foi aceita pelo Instituto dos Advogados Brasileiros como a primeira advogada a exercer a profissão no país. Em sua passagem pela Casa, a advogada voltou-se para um tema que lhe dizia respeito diretamente. Foi assim que, em 1912, propôs a seguinte discussão: “devem ser abolidas as restrições à capacidade civil da mulher e à incapacidade da mulher casada?”
Em Fernandópolis, as duas primeiras advogadas que fizeram parte da criação e fundação da Ordem doa Advogados do Brasil foram Silvia Guimarães e Noêmia Sano, que registraram seus nomes na história através da primeira Ata da OAB, datada de 24 de julho de 1972.
Atualmente, a OAB de Fernandópolis possui 137 mulheres, e destas, 107 exercem a profissão na cidade. Segundo o número de inscritos na OAB-SP, em 2006, ainda os homens superavam as mulheres. Eram 116.948 contra 93.245. Na OAB nacional, o registro no ano passado era de 312.734 advogados homens e 248.085 mulheres.