O advogado fernandopolense José Pontes Junior enviou mensagem ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia 30, aplaudindo sua posição a respeito da produção de álcool etanol. Lula havia declarado alguns dias antes que o mundo vai se curvar ao etanol brasileiro.
Para Pontes Junior, a economia mundial não suporta mais o barril de petróleo a US$ 150. A salvação virá justamente da produção de álcool.
O advogado apresentou sugestões ao presidente Lula para solucionar o problema da redução de pastagens no país, que aos poucos vão sendo substituídas pelas lavouras de cana-de-açúcar: O governo deveria abrir linhas e crédito para financiar confinamentos de bovinos, sem juros ou a juros baixíssimos; e linhas de crédito para retenção de fêmeas, com penhor dos próprios animais, já que a fêmea é a matéria-prima dos bezerros, disse.
As sugestões prosseguiam com a indicação de construção urgente de alcoodutos para baratear o custo do transporte da produção de álcool e o incentivo à exportação desse produto.