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Aeroporto tem projeto para recapeamento e balizamento noturno da pista, diz gestor



Aeroporto tem projeto para recapeamento e balizamento noturno da pista, diz gestor

O Aeroporto Municipal de Fernandópolis “Coronel Aviador Carlos de Orleans Guimarães”, vem passando por uma série de melhorias nos últimos anos e trabalha em projeto para recapeamento e balizamento noturno da pista. A informação foi confirmada pelo gestor aeroportuário de Fernandópolis, Carlos Grecco durante entrevista à Rádio Difusora FM e jornal CIDADÃO. 
“O aeroporto recebeu importantes obras nos últimos anos como o recapeamento da via de acesso da rodovia Prefeito João Carlos Estuqui, a reforma na Estação de Embarque e do pátio de estacionamento de aeronaves e agora, em parceria com iniciativa privada, estamos trabalhando para o fechamento de todo o espaço do aeroporto com alambrado para evitar a invasão de animais com risco para a operação de pousos e decolagens”, explicou.
Para a execução das obras de recapeamento da pista e obras do balizamento noturno, os recursos devem vir do governo federal. Para ter acesso a esses recursos o aeroporto tem que estar cadastrado no PAN – Plano Aeroviário Nacional. “Já estamos fazendo esse cadastro, estamos muito adiantado nesse processo em relação a outros aeroportos do nosso porte”, citou.
O aeroporto de Fernandópolis é municipal e a manutenção é feita pela prefeitura que não dispõe de recursos para investimentos. Por isso, segundo Grecco, investe-se também na parceria com empresários e busca-se recursos no governo federal para colocar o aeroporto em condições de ser referência para pousos e decolagens 24 horas por dia. “Hoje o nosso aeroporto tem um bom fluxo de movimento por conta de empresários que utilizam a pista para deslocamentos. Por isso precisamos ter um aeroporto dispondo de conforto, segurança, com pista de qualidade, para atender essa demanda. O aeroporto precisa ser o cartão de visitas da cidade. Temos recebidos muitos elogios dos empresários pelas melhorias que já foram feitas”, enfatiza.
A pista do aeroporto de Fernandópolis foi asfaltada no início da década de 90 e já está precisando de recapeamento, diz o gestor. A ANAC – Agencia Nacional de Aviação Civil – realiza uma fiscalização continuada das condições da pista. Junto com a necessidade do recapeamento, vem a obra de balizamento noturno da pista, para permitir pousos e decolagens noturnas de aeronaves com até 40 passageiros.
Grecco lembrou ainda que no governo Dilma Rousseff, Fernandópolis foi incluída no pacote de R$ 7,3 bilhões para investimentos em aeroportos regionais, mas acabou cancelado pelo presidente Michel Temer. O pacote previa investimentos para dotar os aeroportos de condições para fomentar a aviação regional. Previa inclusive a instalação de unidade de Bombeiro aeroviário e até extensão da pista para 1.300 metros com homologação de uso para 1.100 metros.
Junto ao aeroporto de Fernandópolis funciona o Aeroclube fundado em 1954 e que tem escola de formação de pilotos, com aeronaves e simulador é referência para a região e estados vizinhos. O aeroporto possui posto de abastecimento de aeronaves.
NORMAS DE SEGURANÇA
Visando dar maior visibilidade às normas de segurança, a gestão aeroportuária incluiu nesta semana, no portal oficial da Prefeitura de Fernandópolis na internet, um informativo com todos os dados técnicos do Aeroporto Municipal, bem como algumas orientações que devem ser seguidas nas proximidades do local. 
“Existem normas que devem ser seguidas visando à segurança de pilotos, passageiros e até mesmo das pessoas que possam estar, por exemplo, manuseando objetos que coloquem em risco os voos. Por isso, estamos fazendo esse trabalho que é muito importante e seguindo todos os protocolos de segurança”, destacou o gestor.
Entre as orientações de segurança é ressaltada a proibição do manuseio de pipas ou demais equipamentos que possam prejudicar o tráfego de aviões. Um dos exemplos são os drones, que precisam estar a pelo menos dois quilômetros de distância do aeroporto, isso de acordo com a altura. Se for acima de 30m, essa distância sobe para 9 km. Outro fator importante é que independente da altura é necessário sempre solicitar autorização de voo no espaço aéreo pelo sistema do SARPAS do DECEA.