Geral

Agência do INSS em Fernandópolis disponibiliza urna para recebimento de documentos dos segurados



Agência do INSS em Fernandópolis disponibiliza urna para recebimento de documentos dos segurados
Foto: Arquivo

Em virtude do acúmulo de processos como pedidos de aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição, salário maternidade, pensão por morte e até auxílio reclusão em são Paulo, todas as agências do estado, que estão fechadas há 5 meses, estão disponibilizando urnas na entrada para que as pessoas que estão com dificuldade de enviar esses documentos pela internet possam fazer a entrega diretamente nas unidades.

Vale ressaltar que, apesar de algumas agências ter adotado o novo serviço, chamado de Drive Thru do INSS ou Exigência Expressa, mesmo nesses casos, o atendimento só será feito para quem fizer um agendamento prévio pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS, (Android e iOS) e pelo Site. Em Fernandópolis, essa modalidade não foi divulgada pela agência do município, mas ela disponibiliza a opção de depósito de documentos na urna.

Para os usuários que precisam fazer a entrega de documentos, a agência comunica aos segurados que o recebimento ocorre das 07 às 13h, de segunda a sexta-feira. Esses documentos também podem ser enviados por meio do aplicativo Meu INSS ou no site https://meu.inss.gov.br/. O horário de funcionamento e procedimento de entrega se aplicam à todas as agências do estado de São Paulo, sendo que, em alguns municípios, não há o serviço de drive thru. O gerente executivo do INSS, Hermenegildo Pires, ressalta que o drive thru não está liberado para pedidos de requerimento de benefício ou antecipação de auxílio-doença.

"Ele é disponibilizado para pessoas que já têm processos em andamento e que o INSS faz a solicitação de documentos complementares para poder finalizar o processo. Se a pessoas tiver dúvida, pode entrar em contato com a central e verificar se existe a necessidade de apresentar documentos complementares. Havendo necessidade, ela já agenda o dia para entregar e é informado quais são os documentos que estão faltando", explicou Pires.

O que precisa ter no envelope?

O que precisa ter no envelope?

O remetente deve anotar no envelope o nome completo do segurado, CPF, endereço completo com CEP, telefone com DDD, endereço de email e data de entrega do envelope. Dentro do envelope deve conter cópia dos documentos pedidos na exigência, cópia de documento do segurado (pode ser RG ou CNH) e autodeclaração de autenticidade e veracidade das informações contidas nos documentos. A recomendação é que o segurado não deve enviar os documentos originais.

Reabertura para atendimento presencial

Reabertura para atendimento presencial

Por meio do decreto estadual em vigor, as agências do INSS ficarão fechadas até a próxima sexta-feira, 21, data que coincide com a 12ª atualização do Plano São Paulo que deve ser anunciada pelo vice-governador Rodrigo Garcia, uma vez que o governador João Doria segue em tratamento contra a Covid-19. Se a região de São José do Rio Preto da qual o município de Fernandópolis faz parte permanecer na fase laranja, a reabertura das agências do INSS para atendimento presencial não deve ocorrer na próxima segunda-feira, 24, como está prevista.