Saúde

Agentes do combate a dengue realizam nebulização costal em bairros da cidade



Agentes do combate a dengue realizam nebulização costal em bairros da cidade

Com 1.643 casos de dengue registrados em Fernandópolis a prefeitura, por meio da Vigilância de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, realiza diariamente uma série de ações visando diminuir os potenciais criadouros e a infestação do mosquito Aedes aegypti.

A orientação a população para eliminação mosquito transmissor não apenas da Dengue, mas de outras doenças como a Chikungunya, Zika e da Febre Amarela Urbana é feita durante todo ano no município. Além das vistorias em imóveis, é feita a vistoria em pontos estratégicos.

Durante as visitas dos agentes, quando é encontrado o foco do mosquito, a equipe do Controle de Endemias vai até o local onde está localizado e faz o tratamento com larvicidas para a eliminação de possíveis criadouros, além disso, é feita a demarcação e vistoria, onde todas as residências e terrenos baldios são revistados nessa área para impedir a proliferação do mosquito.

Além disso, também é realizado o trabalho de nebulização, ação feita com a aplicação do inseticida por meio da bomba costal, dentro da residência dos moradores em áreas prioritárias, onde há maior incidência de casos.

“A prevenção ainda é a melhor forma de combater a proliferação do mosquito na cidade. Ações simples do nosso dia a dia evitam a infestação do Aedes aegypti. A Prefeitura faz sua parte e esperamos que a população colabore fazendo a sua”, disse o coordenador da equipe de controle de vetores, Jéferson Efrem Moreira dos Santos.

O combate à dengue é uma luta de todos, sendo de grande importância a participação da população, pois é comprovado que 80% das larvas encontradas estão dentro das residências.