Cultura

Agito na praça



Agito na praça

“Hoje tem marmelada? Tem sim senhor!”. Hoje tem circo, orquestra de viola, brinquedos, distribuição de doces e muitos serviços de utilidade pública para a população de Fernandópolis.  Mais um final de semana de agito na praça Joaquim Antonio Pereira, em comemoração aos 83 anos da cidade.
As atrações começam com o ‘Agito SBT’. Será uma manhã de diversão e prestação serviços à comunidade oferecidos pelas secretarias municipais de Fernandópolis em parceria com a emissora SBT Interior. O evento irá oferecer atendimento nas áreas da saúde, meio ambiente, assistência social, trânsito, defesa civil, cultura e esportes.
Para a criançada, a diversão também está garantida com brinquedos infláveis e distribuição gratuita de algodão doce e pipoca. A atração será da maravilhosa Orquestra de Violas de Fernandópolis, comandada pelo maestro Thito Marques. O apresentador do SBT Interior, Waguinho Animal também irá participar das atividades.
Serão oferecidos gratuitamente testes de glicemia, vacinação, doação de animais e mudas de árvores, coleta de óleo usado, pilhas e remédios vencidos, atividade funcional para jovens e terceira idade, karatê com a Dojokan, basquete 3, orientações de quando e como acionar a Defesa Civil, além de apresentações socioeducativa das equipes CRAS às 10h e 11h e Circuito Educativo Infantil de Trânsito, em referência a campanha ‘Maio Amarelo’.
A equipe do SAMU de Fernandópolis, que essa semana comemorou 11 anos de atuação no município, irá realizar uma blitz com treinamento em massa de primeiros socorros. A organização geral do evento é da Secretaria de Comunicação com o apoio da Sabesp e Polícia Militar.
Após o cair da noite, mais precisamente às 20 horas, a Praça irá se transformar no picadeiro do “O Pequeno Circo da Família Silva”. Sob o comando da Cia Santarosa o espetáculo aprovado pelo edital ProAC Expresso Direto (38/2021) na modalidade de circo, é uma releitura do clássico circo de picadeiro, desde a estética, números e jogo cênico que envolvem apresentador e artistas. 
A família Silva apresenta o seu pequeno circo com números de equilibrismo, malabarismo e muita palhaçaria. Essa família pode se desentender e até brigar, mas fazem tudo um pelo outro e pelo querido pequeno circo que herdaram. Fazem parte do elenco os atores André Cruz, Lucas Santarosa, Leonardo Santarosa e Rafael Rodrigues.
Além do espetáculo em si, o público também pode participar da oficina “Com o Pé no Picadeiro”, que tem como objetivo aproximar de forma lúdica o público do mundo do picadeiro, propondo práticas circenses, como malabarismo com bolinhas e equilíbrio de objetos. A oficina é livre para todas as idades, gratuita e acontecerá no mesmo local onde será apresentado o espetáculo, a partir das 18 horas.