Saúde

AGORA: total de contaminados por Covid-19 no Lar dos Velhinhos de Jales sobe para 29



AGORA: total de contaminados por Covid-19 no Lar dos Velhinhos de Jales sobe para 29

Segundo a secretaria de comunicação da Prefeitura de Jales, o Lar dos Velhinhos da cidade vive um surto de Covid-19, onde foram registrados a princípio, 18 casos positivos entre os idosos e 7 casos entre os servidores que atuam no local. No final da tarde de hoje, 03, mais 17 exames ficaram prontos e confirmou a doença em mais 11 idosos, totalizando 29 infectados.

Todos eles haviam tomado a dose de reforço contra a doença no dia 12 de novembro. Até o momento apenas um dos idosos havia testado positivo e 23 ainda são considerados suspeitos. Entre os servidores contaminados, três já estão curados e quatro seguem em isolamento domiciliar.

Três idosos precisaram de internação na Unidade de Terapia Intensiva – UTI - e um deles está internado na enfermaria da Santa Casa de Jales aguardando resultado de exames. De acordo com a nota a secretaria de saúde do município está acompanhando o caso e oferecendo toda assistência necessária.

Em nota, a diretoria do Lar dos Velhinhos diz que os idosos estão com o quadro leve da doença, inclusive aqueles que estão internados na UTI, que fazem uso apenas de oxigênio, sem a necessidade de intubação.

A secretaria de saúde emitiu ainda a pouco uma nota sobre a aplicação da dose de reforço nos idosos e a eficácia das vacinas para evitar casos graves.

Nota de Esclarecimento sobre a eficácia de vacinas contra a covid-19

A Prefeitura de Jales informa que a dose adicional da vacina contra a covid-19 foi aplicada nos moradores do Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo no dia 12 de novembro (cumprindo o intervalo de 6 meses da segunda dose, exigido pelo protocolo vigente). O primeiro caso positivo da doença foi registrado em um funcionário do Lar que apresentou os sintomas no dia 11 de novembro, ou seja, o vírus já estava circulando naquele local, antes da dose adicional ter sido aplicada.

Portanto ressaltamos que as vacinas são, indiscutivelmente, eficazes e excelentes medidas de prevenção, além disso evitam sintomas graves do coronavírus.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta ainda que toda vacina precisa de um tempo para atingir proteção esperada (soroconversão), de aproximadamente 15 dias após sua administração, nesse caso, a dose adicional, "avisa" o sistema imunológico da "existência" do vírus transmissor da covid-19 para voltar a trabalhar contra ele e para manter o nível de proteção.

Vale ressaltar que a principal função da vacina é PREVINIR casos graves e óbitos, não a transmissão da doença. O que previne a transmissão com mais eficiência é o uso de máscara, distanciamento social e higiene das mãos.

Secretaria Municipal de Saúde