Geral

Agrícola Arakaki tem parceria com Unicastelo em projeto de sustentabilidade



Agrícola Arakaki tem parceria com Unicastelo em projeto de sustentabilidade
A Agrícola Arakaki e a UNICASTELO vem se aproximando em prol da sustentabilidade. O GPAS – Grupo de Pesquisa em Agronegócio Sustentável, formado por alunos do curso de Agronomia, está desenvolvendo um projeto que busca alternativas para otimizar a produção com uso de leguminosas destinadas à adubação verde como Crotalária, Calopogônio, feijão guandu e consórcio de plantas como feijão guandu e girassol.

O objetivo da pesquisa é reduzir o uso de fertilizantes químicos nitrogenados, melhorar o manejo do solo e reduzir os custos operacionais com a minimização do uso de máquinas, uma vez que a implantação da cana-de-açúcar em sucessão é realizada em sistema de plantio direto.

As raízes dos adubos verdes promovem a descompactação do solo e melhoram a infiltração da água. Já a parte aérea, constitui-se em importante protetor contra o impacto direto das gotas de chuva e da insolação direta, resultando em menor variação térmica e em um ambiente mais favorável ao desenvolvimento das culturas em sucessão. Segundo o coordenador do GPAS e da pesquisa, Prof. Dr. Wilson José Oliveira de Souza, esta pesquisa é inédita na região com este foco, pois não são conhecidas pesquisas com o plantio direto de cana-de-açúcar em sucessão a adubos verdes, específicas para o Noroeste Paulista.

Segundo Souza, o perfil do GPAS é voltado ao desenvolvimento de estudos e projetos de produção sustentável, que sejam ambientalmente conservacionistas, economicamente viáveis e socialmente justos.

A Agrícola Arakaki cedeu parte de uma das fazendas que administra para o desenvolvimento do projeto. Segundo Kosuke Arakaki, presidente do conselho de administração do Grupo Arakaki, faz parte da filosofia do grupo apoiar iniciativas que tenham como objetivo a responsabilidade ambiental.