Saúde

Ala de Síndromes Gripais segue com UTI 100% ocupada



Image alt

Os dados são do boletim divulgado pela Santa Casa de Fernandópolis na manhã desta terça-feira, 4, e correspondem apenas a Unidade de Atendimento a Síndromes Gripais. Mesmo assim, os números são preocupantes, conforme já destacaram por diversas vezes,autoridades como o prefeito André Pessuto, o Secretário de Saúde, Ivan Veronesi, o médico infectologista Márcio Gaggini e o provedor da Santa Casa, Marcus Chaer.  

Com apenas seis leitos de UTI e 13 de enfermaria disponíveis, além dos pacientes do município que são diagnosticados ou que apresente os sintomas da doença, a Santa Casa recebe também pacientes de outros municípios vizinhos, fator que tem colaborado para a ocupação máxima dos leitos de  UTI da Unidade de Atendimento a Síndromes Gripais.

Com a grande demanda por atendimento se acentuando ainda mais nos últimos dois meses, aumentou também a necessidade de novos leitos. Na última quinta-feira, 30, o provedor da Santa Casa, Marcus Chaer, disse por meio de um vídeo publicado numa rede social, que tem se reunido com os prefeitos e secretários de saúde das cidades da microrregião para pedir apoio para a manutenção da Unidade de Atendimento a Síndromes Gripais e ampliação dos leitos de UTI utilizados por pacientes com a Covid-19. Ele destacou as dificuldades operacionais e financeiras para manter o atendimento aos pacientes.

“Gostaria de destacar aqui que todos os valores enviados pelo governo estadual e pelo governo federal não são suficientes para mantermos a unidade funcionando ou para a ampliação de leitos”, destacou Chaer.

Em seu pronunciamento, Chaer destacou a necessidade da ampliação do número de leitos de UTI, mas, ressaltou que a Santa Casa não tem recursos financeiros para fazer isso sozinha. Apesar das dificuldades apresentadas pelo provedor, ele confirmou que serão disponibilizados mais quatro leitos de UTI para a Unidade de Atendimento a Síndromes Gripais. A data da inauguração ainda não foi confirmada.

Sobre a ocupação da Unidade de Atendimento a Síndromes Gripais na manhã desta terça, os seis leitos da UTI estão ocupados, sendo cinco deles por pacientes já diagnosticados com a doença e por um que apresentou os sintomas e permanece internado. Já com relação aos 13 leitos de enfermaria, oito deles estão ocupados, sendo quatro por pacientes que testaram positivo e os demais apresentaram os sintomas e permanecem internados enquanto aguardam o resultado dos exames.