Geral

Alcoeste celebra primeiro contrato de etanol sustentável no mundo



Alcoeste celebra primeiro contrato de etanol sustentável no mundo
Alcoeste, COSAN, Guarani e NovAmérica reforçam, por meio da parceria com a Sekab, transparência e compromisso com políticas sócio-ambientais e critérios de sustentabilidade

O mês de junho foi marcado pelo primeiro embarque de etanol com a verificação de importantes critérios de sustentablilidade para a Suécia. A operação comercial é resultado de um contrato pioneiro firmado entre as usinas brasileiras Alcoeste, COSAN, Guarani e NovAmérica e a empresa sueca Sekab, a maior compradora de etanol brasileiro na Europa.

O acordo demonstra a iniciativa das empresas envolvidas no contrato em dar um primeiro passo para um processo de melhoria contínua para atender um dos mais exigentes consumidores do mundo. É importante notar que as usinas foram capazes de atender as exigências do consumidor europeu sem alterar as práticas correntes de operação.

Intermediado pela SCA Trading, o contrato prevê a exportação de um volume total de 115 mil m3 de etanol durante um período de nove meses. O que é inovador neste acordo é que as empresas produtoras junto com a Sekab estabeleceram um processo de comprovação por meio de uma empresa internacional e independente que deverá realizar uma auditoria em todas as unidades produtoras duas vezes por ano, a fim de verificar o cumprimento dos seguintes critérios estabelecidos:

· Redução da emissão de dióxido de carbono;
· Patamares mínimos de mecanização da colheita;
· Compromisso com a conservação das áreas de mata nativa;
· Tolerância zero ao trabalho infantil e não regulamentado;
· Respeito aos pisos salariais do setor;
· Adesão e cumprimento das metas estabelecidas pelo Protocolo Agroambiental.

Dessa forma, as empresas evidenciam o cumprimento às leis trabalhistas, o respeito às normas ambientais e a realização de, no mínimo, 30% da colheita da cana-de-açúcar mecanizada em área plana, com previsão de chegar a 100% em seis anos. Reforçam também seu compromisso em se adequar às normas do Protocolo Agroambiental, firmado com o Estado de São Paulo e que estipula o fim da prática de queimada das lavouras até 2014.

A parceria com a Sekab estipula ainda tolerância zero às empresas que possuam trabalho infantil e condições de trabalho não-organizadas, preservação de áreas de florestas tropicais e redução das emissões de dióxido de carbono em todo o processo de produção do etanol para níveis 85% inferiores aos registrados no uso equivalente da gasolina.


Sekab
A SEKAB se concentra no desenvolvimento do mercado do bioetanol no norte da Europa e na construção e operação de instalações de produção de etanol. A SEKAB é também uma das líderes mundiais no desenvolvimento de tecnologia e processos de produção do etanol a partir de celulose, com uma usina piloto em operação desde 2004. Seu principal escritório e usina piloto estão localizados em Ornskoldsvik, na Suécia.

Alcoeste
A Alcoeste, empresa do Grupo Arakaki, foi fundada em 1982 e desde aquela época sua produção não pára de crescer, batendo recordes a cada ano. Está prevista para a safra de 2008 a produção de 92 milhões de litros de álcool hidratado e anidro de alta qualidade. Com um faturamento de R$ 67 mi, sua produção de álcool destina-se aos mercados interno e externo. Tecnologia de ponta, constante capacitação dos seus 280 colaboradores e responsabilidade social são pontos fortes na Alcoeste, o que já lhe renderam vários prêmios do setor sucroalcooleiro. O respeito ao meio ambiente é prioridade para a empresa, com destaque para o projeto “Ribeirão Santa Rita Vivo”, que visa à recuperação deste importante afluente do Rio Grande. A Alcoeste também tem se destacado na produção e exportação de levedura, sendo eleita nos últimos quatro anos a melhor do país.

Sobre a Cosan
A Cosan é a maior produtora e processadora de cana-de-açúcar do mundo, com 43 mil funcionários no período de safra, é a segunda maior produtora de açúcar, quarta maior produtora e maior exportadora mundial de álcool. Com18 unidades produtoras em São Paulo, três em projeto de construção no estado de Goiás, duas refinarias e dois terminais portuários, a companhia é o maior grupo sucroalcooleiro individual do país e ocupa também lugar de destaque no cenário internacional.

Guarani
A Açúcar Guarani é uma das empresas líderes da agroindústria canavieira brasileira. Ocupa a terceira posição em processamento de cana-de-açúcar e o segundo lugar em produção de açúcar.
A Guarani possui seis unidades industriais, sendo cinco no Brasil, na região noroeste do Estado de São Paulo, e uma em Moçambique, na África, além de um projeto greenfield, no município de Pedranópolis, em São Paulo.

NovAmérica
A NovAmérica é um dos maiores grupos empresariais do país no setor sucroalcooleiro. Detém a marca União de açúcares e é líder no setor varejista. O grupo conta com 4 unidades industriais e uma nova fábrica em construção no Estado de Mato Grosso do Sul. Com faturamento de aproximadamente R$ 1,5 bilhão, o Grupo possui cerca de 10 mil funcionários.