Saúde

Álcool gel: nem por encomenda



Álcool gel: nem por encomenda

A falta de álcool gel 70% é tão grande em Fernandópolis que algumas empresas estão adotando um sistema de agendamento para a entrega do produto. A notícia entre os agendados de que um lote do produto havia chegado em determinada loja da cidade, fez com que se formasse uma fila rapidamente. Mas, mesmo com o nome na fila de espera, muitos tiveram que ir embora sem o produto e sem uma previsão de quando o receberão.

Segundo funcionários da empresa, o agendamento é para evitar filas desnecessárias. Durante a entrega dos poucos frascos de álcool gel que tinham disponíveis, a vigilância epidemiológica orientou os clientes para ficarem dispersos, com pelo menos um metro de distância. Vale ressaltar que esta é uma recomendação do Ministério da Saúde, de sempre evitar aglomeração de pessoas, que é o principal fator de contágio do coronavírus.

A bioquímica Rosilene Cristina Baptista Pazoto destaca que, enquanto essa demanda pelo produto não for suprida, mesmo dada tamanha eficácia desse antisséptico, é importante reconhecer que o uso do álcool gel é necessário, mas que não é a única medida protetiva no caso desta pandemia e enfatiza que a lavagem das mãos, boca e narinas são indispensáveis.