A Alesp – Assembleia Legislativa de São Paulo – aprovou três projetos que ampliam o quadro de servidores públicos do TJ - Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – durante sessão extraordinária na terça-feira, 3.
O presidente Torres Garcia fez sustentação oral no colégio de líderes pedindo prioridade na aprovação dos projetos, que seguirão para sanção do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
"É indispensável o aumento do quadro de servidores do Tribunal de Justiça, com a criação de cargos de assistente social e de psicólogo judiciário, para atender as demandas das comarcas do interior e da capital, que necessitam de equipe técnica especializada", justificou Torres Garcia.
Dois projetos deste ano criam 100 cargos de analista de sistemas judiciário; 150 cargos de assistente social judiciário e 300 cargos de psicólogo judiciário.
O terceiro projeto é de 2013, ampliando o quadro permanente no tribunal. Cria 95 cargos de juiz substituto em segundo grau e 570 cargos de assistente jurídico e escrevente que atuarão nos gabinetes dos juízes.
Para o deputado André do Prado, presidente da Alesp, a aprovação dessas pautas vai fortalecer o trabalho prestado à população. "Esses projetos vão ampliar o trabalho da Defensoria e, também, permitir a criação de novas comarcas em todo o estado. É um avanço muito grande", destacou.
Para o presidente do TJ-SP, a aprovação "evidencia o relacionamento extremamente harmônico e respeitoso, embora independente, entre os três chefes de Poder no Estado de São Paulo".
O TJ-SP deverá abrir oportunamente concursos públicos para o preenchimento das vagas criadas.