Política

Alesp vota hoje projeto que cria Região Metropolitana de Rio Preto



Alesp vota hoje projeto que cria Região Metropolitana de Rio Preto
Doria e o prefeito Edinho Araújo no lançamento do projeto

O projeto do governador João Doria (PSDB) que cria a Região Metropolitana de Rio Preto entra em pauta para votação na Alesp - Assembleia Legislativa de São Paulo nesta terça-feira, 10, com uma novidade: a inclusão de mais duas cidades, Olímpia e Severínia. A RM de Rio Preto tem 37 cidades. Para ser aprovada, a proposta precisa de 48 votos favoráveis, dos 94 deputados da Casa. Com clima favorável, o relator, deputado Sebastião Santos (Republicanos), afirmou que a discussão da pauta começa às 10h, com expectativa de aprovação ainda nesta terça, uma vez que pela regra, a discussão pode levar até três dias.

A inclusão de Olímpia, a 55 quilômetros de Rio Preto, foi um pedido do prefeito da cidade, Fernando Cunha (PSD) e de outras lideranças políticas da região. No substitutivo do relator, o município, que tem título de estância turística, foi incluído no projeto. O deputado afirma que a vinda de Olímpia vai trazer reforços no setor do turismo da RM de Rio Preto.

A proposta inclui Adolfo, Bady Bassitt, Bálsamo, Cedral, Guapiaçu, Ibirá, Icém, Ipiguá, Irapuã, Jaci, José Bonifácio, Macaubal, Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nipoã, Nova Aliança, Nova Granada, Olímpia, Onda Verde, Orindiúva, Palestina, Paulo de Faria, Planalto, Poloni, Potirendaba, Sales, São José do Rio Preto, Severínia, Tanabi, Ubarana, Uchoa, União Paulista, Urupês e Zacarias.

Os municípios que compõe as microrregiões de Fernandópolis, Votuporanga, Jales e Santa Fé do Sul, discutem a formação do Aglomerado Urbano. A primeira audiência pública foi realizada em maio na cidade de Votuporanga.