Geral

Aluna da “Melvin Jones” ganha concurso de redação



A aluna da 7ª série da escola municipal “Melvin Jones” Taís Fernanda Lavezzo, venceu o concurso de redação “Quem Ama Protege”, promovido pelo Centro de Atendimento de Doenças Infecto-Contagiosas e Parasitárias (Cadip) da Prefeitura. Além de Taís, mais três estudantes foram premiados durante a Campanha de Combate a Aids, realizada pela equipe da saúde, sábado, dia 1º de dezembro, na Praça da Matriz.

Com o título “Socorro”, a redação de Taís, de 13 anos, foi escolhida pela comissão julgadora formada por membros das diretorias de Educação e Saúde de Fernandópolis. A estudante do ensino fundamental municipal recebeu o prêmio das mãos do diretor da “Melvin Jones” José Carlos Joaquim. Em seu texto, a aluna descreve o apoio da família, quando uma adolescente descobre que tem Aids, “você sabe que é amada por todos nós e que juntos enfrentaremos os preconceitos e rejeições” (trecho da redação).

Além da entrega da premiação, a manhã do Dia Mundial de Combate à Aids, contou com um movimento de conscientização contra a doença, organizada pela Prefeitura, através do Cadip e de toda a equipe da saúde. Quatro tendas foram montadas ao redor da praça. Cada uma, dedicada a uma faixa etária, ofereceu atividades educativas ligadas ao combate da doença. Crianças, adolescentes, adultos e idosos, tiveram a sua disposição, de maneira fácil e descontraída, explicações sobre os meios de transmissão e prevenção da Aids. A tenda infantil foi a mais visitada. Algodão doce, pipoca, cama elástica e teatro de fantoches prenderam a atenção da criançada. Para o público adulto, vídeos, palestras e pafletos foram utilizados para mostrar os perigos da doença. Preservativos também foram distribuídos durante o evento.

O concurso de redação que teve como público alvo alunos de 5ª a 8ª série do ensino fundamental e do 1º ao 3º colegial do ensino médio, foi realizado no período de 12 a 23 de novembro. Henrique Rassi de Andrade, aluno do 1º colegial da Escola Estadual “Líbero de Almeida Silvares”, foi o vencedor do concurso, entre as escolas de ensino médio. Já o 2º lugar ficou com Fabrício Branco de Souza, que também é aluno do 1º colegial da EELAS. Na disputa entre os estudantes do ensino fundamental, a ganhadora foi Taís Fernanda Lavezzo, aluna da 7ª série da Escola Municipal “Melvin Jones”. O 2º lugar ficou com Vitor Augusto Mioto Carvalho, da 8ª série da Escola Estadual “Carlos Barozzi”. Os vencedores do concurso ganharam aparelhos de MP3; o segundo lugar, camiseta e agenda.