Educação

Aluno da Etec de Fernandópolis recebe medalha de prata na Olimpíada de Química



Aluno da Etec de Fernandópolis recebe medalha de prata na Olimpíada de Química

No dia 11 de junho, o aluno Augusto Gazola, do 3º ano do Ensino Médio Itinerário Formativo em Ciências Exatas e Engenharias da Etec Professor Armando José Farinazzo de Fernandópolis, acompanhado pelo professor de Química, Joel Gouveia Baptista, recebeu medalha de prata na Olimpíada de Química de São Paulo, no Instituto de Química, da Universidade de São Paulo (IQ-USP).

A competição, organizada pela Associação Brasileira de Química -SP (ABQ-SP), conta com a participação de estudantes do ensino médio, de escolas públicas e particulares. Na primeira fase, os participantes tiveram que desenvolver uma redação com o tema “Processos Químicos para Reciclagem do Lixo Eletrônico”. O texto poderia ser desenvolvido por grupo de até cinco alunos, sendo divididos em alunos do 2º ano ensino médio ou anterior e alunos do 3º ensino médio. Na Etec de Fernandópolis foram cinco redações enviadas, sendo duas de terceiros anos e três de segundos anos e anteriores.

A redação com o título “Reciclagem de placas de circuito impresso por método de hidrometalurgia” foi a finalista da Etec Fernandópolis. Os autores, foram os alunos: Augusto Eredia Aiello Gazola, Ana Carolina Rodrigues Vieira, Ana Júlia Casale de Andrade, Hilary Aristaque Piteri e Laisa Ricci Buzinado. A equipe foi classificada para a fase final da Olimpíada, que aconteceu no IQ-USP, onde o aluno Augusto Eredia representou o grupo na final.

Nessa fase, todos os classificados participaram de um vídeo apresentando métodos e conceitos de análises e, em seguida, realizaram uma avaliação, com questões de múltipla escolha e descritiva. O aluno Augusto, foi finalista com medalha de prata, sendo classificado para a Olimpíada Brasileira de Química, que irá acontecer ainda no ano. Além da medalha, o aluno Augusto e o professor Joel, receberam o “Prêmio Talentos”, por serem destaque dos terceiros anos do Ensino Médio das escolas públicas que participaram da olimpíada.

A diretora Valdete Magalhães e os coordenadores Joel e João Otávio ressaltam a importância na participação em Olimpíadas, pois estimula os alunos a conhecerem mais sobre a química nos dias atuais e os propósitos de uma vida mais sustentável, utilizando tecnologias, processos químicos e conservando o meio ambiente.