Educação

Aluno de Fernandópolis se classifica no Campeonato Arkos de Leitura



Aluno de Fernandópolis se classifica no Campeonato Arkos de Leitura

O Portal ARKOS motiva alunos a ler mais e a criar o hábito da leitura utilizando conceitos comuns em jogos como pontuação, rankings, níveis, medalhas e adesivos virtuais, entre outros. No mês de Novembro promoveu  o “Primeiro Campeonato Arkos de Leitura” que contou com a participação de 25.000 alunos, 770 turmas, 300 escolas, 108 municípios, de 20 estados brasileiros. A escola Ivonete Amaral da Silva Rosa de Fernandópolis foi destaque com o aluno do 3º ano João Correia, que alcançou a divisão “preto”, a maior e mais alta do campeonato.

A Escola também foi destaque na categoria turmas ficou em 6º lugar na categoria Turmas 3º ano. Turma A da professora Maria Baldan conseguiu 3.671 pontos.

Os alunos participantes responderam a nada menos do que 5 milhões de perguntas, sobre 390.000 livros, correspondendo aproximadamente a 15 milhões de páginas lidas. O campeonato era em divisões dependendo das pontuações dos estudantes. As divisões foram representadas por cores: branco, laranja, vermelho, amarelo, verde, roxo, marrom, preto. Os alunos tiveram a chance a cada 3 semanas de subir uma divisão dependendo do seu desempenho.

ARKOS é um serviço que foi desenvolvido para ser usado por escolas públicas ou privadas. Os alunos das escolas são cadastrados no portal pelos professores. Cada aluno recebe um acesso. Também disponibiliza perguntas sobre o conteúdo de mais de 6.000 livros infantis, correspondendo na média, a aproximadamente 75% dos livros infantis de uma biblioteca escolar. A cada mês novos livros são acrescentados.

Depois de ter lido um livro, o aluno o procura no portal, responde às perguntas e ganha pontos com as respostas corretas. O aluno pode competir com seus colegas e ver quem ganha mais pontos. Ele também ganha outros incentivos em forma de adesivos ou medalhas virtuais e tem a chance de subir de nível.

Além de incentivar alunos a ler mais, ARKOS oferece um instrumento aos professores para avaliar o desempenho de cada aluno e identificar aqueles que precisam de uma atenção maior.