Quando voltarem às aulas, os alunos da Escola Estadual José Belucio, de Fernandópolis, conhecerão várias novidades. A principal delas é a informatização da biblioteca, através de um software criado por Luiz Gustavo e Lucas Trausi, alunos formandos da primeira turma de Técnico de Informática da E.T.E.C. (Centro Paula Souza) Unidade de Fernandópolis em 2007.
O Bibliosystem Sistema para Gestão de Biblioteca, assim intitulado por seus criadores, traz para a unidade escolar uma inovação tecnológica bastante pragmática: em tempos modernos, em que a informatização faz parte do cotidiano do aluno, nada melhor do que trazer à biblioteca um programa prático que vise à melhoria do atendimento aos alunos e à comunidade escolar em geral. Além disso, o acervo bibliográfico da escola estará todo registrado no sistema, o que facilitará o controle de empréstimo (saída e entrada de livros), afirma o diretor da escola, Carlos Cabral.
Criador do software, o aluno Luiz Gustavo, juntamente com os professores de Informática Tiago Ribeiro e Stanley Oliveira, foi recebido na escola pelo diretor Carlos Cabral e pela vice-diretora Sonia Lucas, para instalação e algumas informações básicas de funcionamento.
Silvio Lopes, coordenador do curso de Informática, também esteve presente, e destacou a importância do software e o compromisso e responsabilidade dos alunos e professores na criação do programa que facilitará o dia-a-dia dos usuários da biblioteca.
Luiz Gustavo, além de proporcionar melhorias para a escola, agradeceu a oportunidade de poder mostrar seu Trabalho de Conclusão de Curso TCC, elaborado em conjunto com Lucas Trausi.
Para Sonia Lucas, com o advento da Escola de Tempo integral, os alunos passaram a dedicar mais tempo aos estudos. O gosto pela leitura - antes encarada como vilã está aumentando paulatinamente, e a biblioteca passou a ser um dos locais mais freqüentados da escola. Isso se justifica também pelas aulas práticas e dinâmicas das diferentes oficinas curriculares em constante articulação com o currículo básico, estimulando nos educandos o ato de ler por prazer como fonte de conhecimento para seu futuro, disse.
O Bibliosystem estará, dessa forma, atuando como suporte aos responsáveis pela biblioteca, que terão condições de visualizar e controlar com mais precisão os empréstimos de livros, seus prazos de devolução, bem como o acervo existente na escola. Isso é fantástico, vamos agilizar nossos trabalhos e proporcionar um atendimento com mais qualidade a nossos alunos diz a professora Sandra Cavaloti, uma dos responsáveis pela biblioteca da unidade escolar.
Carlos Cabral agradeceu à direção da E.T.E.C. (Centro Paula Souza - Unidade de Fernandópolis) e em especial aos criadores do programa, professores e coordenador de informática, quando enfatizou o grande valor da iniciativa: Essa colaboração permitiu que oferecêssemos aos nossos alunos, professores e funcionários, bem como à comunidade do bairro, uma importante inovação tecnológica, finalizou.