A Fundação Educacional de Fernandópolis FEF levou 20 alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Geografia para uma aula de campo na Mata Atlântica, na região do Parque Estadual Intervales, que se localiza na Serra de Paranapiacaba, 270 km a sudoeste da Capital.
Os alunos foram monitorados pelos professores Ângelo Roberto Veiga, coordenador do curso de Engenharia Ambiental, e José Alberto Felipe Basílio, coordenador de Geografia. A visita aconteceu entre os dias 15 e 18 de março.
Hospedados em alojamento do próprio parque, os estudantes percorreram trilhas na mata e conheceram cavernas e cachoeiras.
A aula a céu aberto entusiasmou nossos alunos, que tiveram a chance de praticar uma atividade diferente, porém relacionada a seu campo de estudos, argumentou Veiga.
A fauna e a flora do local o maior território contínuo de Mata Atlântica no país - estão preservadas. O parque é refúgio de espécies ameaçadas de extinção, como a onça pintada, o mono-carvoeiro e a jacutinga, uma ave cobiçada pelos caçadores pela excelência de seu sabor.
Conhecer na prática um ecossistema que até então só conhecia através da literatura específica foi uma experiência gratificante para o aluno Osmir Ricardo de Oliveira, do 3º semestre de Engenharia Ambiental. São lugares deslumbrantes, bem diferentes da nossa realidade, disse.