Educação

Alunos da Unicastelo pretendem entrar com ação contra mudanças no FIES



Alunos da Unicastelo pretendem entrar com ação contra mudanças no FIES

Alunos do primeiro ano de diversos cursos da Unicastelo – Universidade Camilo Castelo Branco -, se reuniram na quinta-feira, 26, com a reitoria da instituição para cobrar uma posição sobre os entraves que impedem muitos deles de conseguir se cadastrar junto ao FIES – Programa de Financiamento Estudantil -, do governo federal. Eles pretendem entrar com uma ação para que a Justiça impeça o Governo de desvincular alunos inscritos no Programa em virtude das novas regras que entraram em vigor este ano.

A Unicastelo conseguiu no ano passado concessões ilimitadas, porém, há uma trava do Governo Federal negando o acesso aos novos alunos interessados, por conta das condições econômicas do Governo Federal

De acordo com os alunos, o Governo Federal alterou as regras de concessão do financiamento do Fies sem prévia comunicação aos interessados. Entre as mudanças do Ministério da Educação para o programa estão: a redução do número de parcelas, que passou de 12 para oito; a previsão de desempenho mínimo (450 pontos e nota acima de zero na redação) no ENEM; a fixação de teto para o reajuste das mensalidades e a restrição a cursos que obtiverem nota 3 ou 4 (apenas cursos com nota 5, máxima, terão pleno atendimento).

A forma de concessão do financiamento também foi alterada. A partir deste ano, um sistema online mostra o número máximo de financiamentos a serem concedidos em cada curso e em cada instituição. Antes, todos os estudantes que pleiteassem vagas em cursos com nota 3 ou superior (a avaliação federal vai de 1 a 5) conseguiam sem dificuldades o empréstimo.