Geral

Alunos do SENAR recebem certificados



Foram entregues nesta quinta-feira, dia 12 de julho, na sede do Sindicato Ru-ral de Fernandópolis, os certificados para os alunos que concluíram os cursos e pro-gramas do SENAR, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, nos anos de 2006 e 2007. Estiveram presentes na solenidade autoridades, alunos e técnicos das Casas de Agricultura da região. Os organizadores ofereceram um coquetel de confraterni-zação aos participantes.
A cerimônia foi repleta de emoção e alegria, visíveis na expressão e manifes-tação dos alunos das turmas de alfabetização da terceira idade. “O programa me ensinou a ler e a escrever. Pude tirar até carteira de motorista e comprei um carro. Estou emocionado com o envolvimento dos alunos da terceira idade no curso”, exal-tou José Antonio da Cruz, de 43 anos, morador da cidade de Pedranópolis.
As professoras dos programas de Alfabetização e Turismo Rural entregaram em mãos os certificados para aproximadamente 150 alunos. Já os 200 certificados dos cursos de formação profissional e promoção social das cidades de Macedônia, Meridiano, São João das Duas Pontes e Fernandópolis foram entregues aos técni-cos das Casas de Agricultura que irão repassá-los aos alunos. Do município de Pe-dranópolis, os certificados foram entregues ao prefeito, Sidnei de Sá, que prestigiou o evento. “Agradeço a todos os envolvidos neste curso de alfabetização, pois os a-lunos da minha cidade aprenderam a assinar o próprio nome, a ler e a escrever”, salientou o prefeito.
Os cursos de formação profissional concluídos foram:
Artesanato em Semente – bijuterias, de São João das Duas Pontes;
Sangria em Seringueira, de Meridiano;
Processamento Artesanal de Carne Suína e Aplicação de Agrotóxico com Pul-verizador em Barra, de Macedônia;
Processamento Artesanal de Frutas e Artesanato em Semente – bijuterias, de Pedranópolis;
Processamento Artesanal de Olerícolas, Artesanato em Bambu, Artesanato em Taboa, Artesanato em Fibras Vegetais – Palha de Milho Trançada, Processa-mento Artesanal de Frutas, Processamento Artesanal de Leite, Processamento Arte-sanal de Carne de Aves e Processamento Artesanal de Carne Suína, no município de Fernandópolis.
Os cursos e programas do SENAR são organizados pelo Sindicato Rural de Fernandópolis em parceria com as prefeituras e CATI – Coordenadoria de Assistên-cia Técnica Integral da região. “Além dos certificados desta quinta-feira, o SENAR entrega cerca de 60 certificados por mês. São realizados de três a quatro cursos mensalmente. Todos com o objetivo de qualificar o homem do campo, melhorando as técnicas para que ele possa encontrar alternativas para administrar a proprieda-de. Também nos cursos de processamento de alimentos, a família do campo aprende a aproveitar melhor o que é produzido em suas terras, podendo agregar valores à propriedade”, explicou Nelson Gregorini Júnior, coordenador do SENAR na regional de Fernandópolis.