Saúde

AME será implantado em Fernandópolis



AME será implantado em Fernandópolis
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) é um novo modelo de atendimento médico do Estado, que visa agilizar e humanizar os atendimentos nas cidades, desafogando hospitais gerais e universitários. Em Fernandópolis, o ambulatório será implantado, onde hoje funciona o Centro de Saúde I, mais conhecido como “Postão”.

Seguindo determinações da Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo, o prédio do Centro de Saúde I, deverá ser desativado para reforma e aparelhamento, se adequando assim para a implantação do AME, que deve começar a funcionar em agosto de 2008. Para não comprometer os serviços prestados no “Postão”, a Prefeitura irá encaminhar todos os funcionários e serviços para o prédio do antigo Sindicato Rural de Fernandópolis, localizado na avenida Afonso Cáfaro, próximo a Santa Casa. O local será adaptado e fornecerá provisoriamente o atendimento antes prestado no Centro de Saúde I até que a reforma do prédio seja concluída.

O novo modelo irá agilizar o atendimento, pois os pacientes passarão no mesmo momento por consulta e exames, até mesmo o retorno com o médico poderá ocorrer no mesmo dia. Hoje, sem os AMEs, as pessoas passam em determinado dia por consulta, agendando exames e retorno para outras datas, nos hospitais. O atendimento, muitas vezes marcado para três ou quatro dias diferentes, acontecerá rapidamente, até mesmo em um único dia.

Os AMEs são unidades de alta resolução para uma determinada região, com modernos equipamentos, como eletrocardiograma, eletro-encefalograma, teste ergométrico, raio-x, ultra-som, mamografia, densitometria óssea e eletroneuromiografia. Nesse modelo de atendimento, o paciente passa por consulta e exames no mesmo dia, podendo, se necessário, ser encaminhado para tratamento especializado na mesma data.
A expectativa do governo do Estado é entregar até 2010, 40 novos ambulatórios. “O objetivo é que o paciente possa ter o diagnóstico rapidamente. Com consultas e exames em um só local, o atendimento será acelerado”, afirma o secretário Barradas Barata.