Geral

Amigo da natureza, Giovani planta árvores para preservar o meio ambiente



Amigo da natureza, Giovani planta árvores para preservar o meio ambiente
Ele tem apenas 23 anos, sonha em fazer Agronomia ou Veterinária, trabalha com o pai na Paris Tintas de Fernandópolis. Seu nome é Giovani Calegari e tem uma peculiaridade: é o fundador do GBRA – Grupo Brasileiro de Reflorestamento Ambiental.

Quando menino, Giovani tinha uma fobia pouco usual: medo do vento. Bastava surgir um vento forte para que ele deixasse as brincadeiras de rua e fosse se abrigar em casa. Ensinaram-lhe que as árvores protegem as casas, os animais e as lavouras da força eólia, e isso bastou para despertar no garoto intensa admiração pelas árvores.

Mais tarde, ele descobriu a Internet e, nela, realizou pesquisas sobre desmatamento, aquecimento global e outras das muitas mazelas da humanidade que matam aos poucos o planeta. Nas pesquisas, é auxiliado por Roberta, a namorada. Não demorou e Giovani criou o GBRA, entidade através da qual recebe doações de mudas, planta-as, aduba-as e faz inspeções periódicas. Tudo isso, muitas vezes, com despesas cobertas com seu modesto salário, e nos seus horários de folga.

Giovani já conta com alguns patrocinadores – leia-se doadores de mudas – mas quer ampliar o espectro de ação. Para isso, ele espera receber mais mudas e a adesão de outras pessoas interessadas em proteger a natureza e dispostas a ajuda-lo no plantio. Aos patrocinadores, ele fornece recibo e, nas árvores plantadas, adiciona um pequeno cartaz constando o dia do plantio, a espécie e outras informações.

O ecologista mora na Rua Rafael de Oliveira nº 83, no Jardim Santa helena. Seu e-mail é giovani.gbra@bol.com.br e o telefone para contatos é (17) 9617-1735.