Segurança

Ampliação do sistema de videomonitoramento terá o terceiro pregão para novas câmeras



Ampliação do sistema de videomonitoramento  terá o terceiro pregão para novas câmeras

Desde junho a prefeitura vem tentando realizar pregão para aquisição de mais 12 câmeras de vigilância em vias públicas, ampliando o sistema de videomonitoramento em Fernandópolis. A terceira tentativa está marcada para o dia 28, sexta-feira, às 8h30. O investimento estimado é de R$ 264 mil. 
As novas câmeras serão instaladas em pontos estratégicos da cidade para reforçar o projeto “Sentinela Digital” inaugurado em abril do ano passado, com uma central de monitoramento instalada junto ao Copom - Centro de Operações da Polícia Militar. 
A ampliação contará com mais 10 câmeras inteligentes para leitura de placas de veículos, iguais as que já operam nas principais entradas da cidade, e duas speed dome, como as instaladas na Praça Fernando Jacob e na Rua Brasil, esquina com a Amadeu Bizelli, com vigilância em 360 graus aproximando ou afastando de objetos.
As novas câmeras serão instaladas em pontos estratégicos da cidade, principalmente em avenidas como a dos Arnaldos, Líbero de Almeida Silvares, Amadeu Bizelli e Afonso Cáfaro, para formar o que os especialistas chamam de “muralha digital”, além de outras vias que são corredores alternativos para entrar ou sair da cidade. Quem define os pontos de instalação são as polícias Militar e Civil.
Em junho, a prefeitura chegou a publicar por duas vezes o edital para o pregão eletrônico. O primeiro pregão deveria acontecer no dia 8 de junho, mas um pedido de impugnação apresentado no Tribunal de Contas em São Paulo por uma das empresas concorrentes levou a prefeitura a suspender o processo e republicar o edital no dia 10, com abertura prevista para 26 de junho. No dia 29 de junho, o prefeito André Pessuto decidiu acolher integralmente parecer o pregoeiro oficial para anular o pregão eletrônico. A terceira tentativa será realizada na semana que vem. 
BONS RESULTADOS
O sistema de videomonitoramento da cidade foi inaugurado em abril de 2019 e nasceu de um projeto da Associação de Amigos de Fernandópolis, com participação de empresários da cidade, via Associação Comercial, que possibilitou a implantação de oito câmeras e de uma central de monitoramento na sede do 16º Batalhão da Polícia Militar. 
Além do monitoramento das principais vias, entradas e saídas da cidade, as câmeras inteligentes atuam no reconhecimento de placas de veículos furtados ou roubados, emitindo assim um sinal sonoro de alerta no sistema permitindo que a Polícia Militar destaque imediatamente uma unidade para o interceptar. O sistema não é utilizado para aplicação de multas. 
As câmeras ainda armazenam os dados 24 horas podendo ser utilizadas pela Polícia Civil para a elucidação de crimes e provas na fase final de inquéritos policiais.  
A ampliação do sistema tem verba de R$ 240 mil foi repassado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte e mais a contrapartida do município. Para operar o sistema, a prefeitura precisou criar na cidade o PMAEM – Programa Municipal de Monitoramento de Áreas Públicas Estratégicas do Município de Fernandópolis.