Saúde

Anvisa aprova o uso emergencial da vacina Coronavac em crianças de 3 a 5 anos



Anvisa aprova o uso emergencial da vacina Coronavac em crianças de 3 a 5 anos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, aprovou o pedido de uso emergencial da vacina Coronavac em crianças de 3 a 5 anos. A aplicação do imunizante nessa faixa etária deve ser feita com a mesma formulação e dosagem do imunizante aplicado em adultos, com posologia de duas doses e 28 dias de intervalo. Além disso, a equipe técnica da Anvisa recomendou que o imunizante não seja aplicado em crianças imunossuprimidas.

Para embasar a conclusão, foram apresentados diferentes estudos científicos que indicam a eficácia e a segurança do imunizante nessa faixa etária, como ressalta a diretora da Anvisa, Meiruze Sousa Freitas.

Um dos estudos apresentados à Anvisa é o projeto Curumim, uma pesquisa realizada no Espírito Santo, com crianças entre 3 e 17 anos, com duas doses da Coronavac no intervalo de 28 dias.

Segundo a coordenadora do estudo, Valéria Valim, professora de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo, a Coronavac se mostrou segura e eficaz no grupo pesquisado.

O diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, afirma que o objetivo da autorização é oferecer mais uma opção para o enfrentamento da Covid-19.