Geral

Aos 69, morre Icão, ex-zagueiro do Fefecê



Aos 69, morre Icão, ex-zagueiro do Fefecê
Faleceu no último domingo, na cidade de São José do Rio Preto, vítima de um acidente vascular cerebral, o ex-jogador Icão, aos 69 anos de idade. Seu nome verdadeiro era Osvaldo Bento Dias.

Icão foi campeão da 2ª Divisão Paulista pelo Rio Preto Esporte Clube em 1963, num time cujo técnico era Oswaldo Iembo, o “Dicão”, hoje morador de Fernandópolis, e que contava com vários atletas que chegaram a times grandes, como Noriva, que brilhou no Santos.

Icão era quarto-zagueiro, e embora fosse dotado de grande massa muscular, não era um jogador violento. Ao contrário, possuía técnica e sempre visava a bola, com lealdade.

O jogador cumpriu excelente campanha no Fernandópolis nas temporadas 67/68, participando inclusive das partidas decisivas contra o Oeste de Itápolis, ambas disputadas em campo neutro (Araraquara) e que deram o título de 1968 ao Fefecê.

Em seguida, transferiu-se para o Noroeste de Bauru. Depois que encerrou a carreira, foi ajudante de caminhoneiro e funcionário do Fórum de Rio Preto, onde se aposentou. Nas últimas décadas, ele viveu no Jardim Ouro Verde, em Rio Preto, ao lado da mulher, Isabel.

Osvaldo Iembo, o Dicão, lembrou ontem na redação de CIDADÃO a escalação do grande time do Rio Preto que dirigiu em 1963: Paulinho, Michel, Martins, Icão e Antonio João; Zé Carlos e Bulau; Colada, Milton, Joãozinho e Noriva.