Solidariedade

Apae programa atendimento individualizado para assistidos



Apae programa atendimento individualizado para assistidos

A Apae – Associação de Pais e Amigos do Excepcionais de Fernandópolis – está celebrando “setembro verde”. Em meio a pandemia do coronavírus que impõe o afastamento dos 150 alunos das atividades presenciais, a data é lembrada com ações nas redes sociais.
“Esta data, comemorada e lembrada todos os anos, serve para refletir e buscar novos caminhos e como forma de divulgar as lutas por inclusão social das pessoas portadoras de deficiência intelectual e múltipla”, diz a diretora da Apae, Daniela Cristina Brambila de Oliveira.
Desde que começou a pandemia, a Apae suspendeu as atividades presenciais por atividades remotas. “Os nossos assistidos continuam sendo acompanhados por nossas especialistas (psicologia e assistência social) com visitas sociais. Agora estamos preparando para retornar com o atendimento individualizado nas áreas de fonoaudiologia, equoterapia e fisioterapia, para que o trabalho não se perca, esperando o fim da pandemia”, diz a diretora. 
Esse trabalho individualizado segue um protocolo rigoroso de segurança sanitária que inclui atividades de 30 minutos. Entre um atendimento e outro, um intervalo de 10 minutos para a higienização completa do ambiente. “Nossa expectativa é de atender de 4 a 5 alunos por dia”, reforça a direção.
Os cuidados vão além dos protocolos de higiene nas atividades, mas incluem a participação da família que terá a responsabilidade de levar o aluno para a atividade. Na chegada, será feita a medição de temperatura. Se o aluno apresentar sintomas de gripe não deve ser levado.
A APAE
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais está perto de completa 50 anos trabalhando com crianças, adolescentes, adultos e idosos com Deficiência Intelectual e/ou Múltiplas com algum grau de dependência em situação de vulnerabilidade social, evitando situações de risco e garantindo a defesa de Direitos desse público, colaborando com as famílias e outros setores de políticas públicas. Atualmente a Entidade atende cerca de 150 pessoas e suas famílias. Para os atendimentos a Apae conta com uma equipe multidisciplinar formada por Coordenadores, Pedagogos, monitores, Cuidadores, Neurologista, Fisioterapeuta, Equoterapeuta, Fonoaudióloga, Terapeuta Ocupacional, Assistente Social e Psicóloga.