Geral

“Apagão” da Telefônica: fernandopolenses tiveram rotina afetada



“Apagão” da Telefônica: fernandopolenses tiveram rotina afetada
O rompimento de dois cabos de fibra ótica da Telefônica deixou a região Noroeste sem acesso à internet e a ligações interurbanas e para celulares nesta terça-feira. O “apagão” durou cinco horas e atrapalhou o trabalho de grande parte da população.

De acordo com Brígida Calegari, proprietária de uma escola de idiomas em Fernandópolis, os funcionários tiveram seu serviço atrasado pela falta de internet.

“Não conseguimos conectar o servidor desde o período da manhã. Ficamos sem internet o dia inteiro. Não pudemos dar baixa nas notas. Tentamos ligar na Telefônica, mas a ligação não era completada. Todo o serviço está atrasado”.

Em um posto de abastecimento da cidade o maior problema foi registrado na hora do pagamento. Clientes que utilizaram o cartão de créditos para o pagamento tiveram que desembolsar o valor em dinheiro ou assinar vales.

“Alguns pagaram em dinheiro e, para outros, tivemos que fazer vales. Eles retornaram mais tarde para acertar o valor. É complicado e atrapalha o cliente”, disse uma das funcionárias do posto.

As Lan Houses da cidade também tiveram grande prejuízo. De acordo com Anderson Moribe, proprietário da Coliseu Lan House, o faturamento do dia foi reduzido pela metade devido ao “apagão”.

“Ficamos sem o serviço de internet aproximadamente das 8h30 até às 13h20. O serviço permaneceu funcionando pelo restante do dia, mas estava instável”, declarou.

Segundo comunicado da Telefônica o primeiro rompimento ocorreu devido a obras no trecho rodoviário de São José do Rio Preto e Catanduva. O segundo cabo foi rompido na rodovia Assis Chateaubriand entre São José do Rio e Barretos – neste caso, por ação de vândalos. Além da internet, telefones e cartões de débito e crédito, problemas no serviço bancário também foram registrados. Não foi possível realizar pagamentos de contas ou fazer saques nas agências.