Religião

Após dois anos, Semana Santa volta ter celebrações presenciais



Após dois anos, Semana Santa volta ter celebrações presenciais

Os católicos retomam neste ano com as celebrações presenciais da Semana Santa, mas ainda com a recomendação do uso de máscaras, conforme orientação da Diocese. A programação começa a ser cumprida neste final de semana, com o tradicional domingo de Ramos e se estende até o Domingo de Páscoa.
“Em 2020 fizemos uma celebração totalmente virtual e no ano passado ainda com muitas restrições, sem as procissões e eventos fora da igreja. Este ano será uma alegria retornar com todas as celebrações presenciais nesta que é a semana maior para os cristãos”, comentou padre Natalino Araújo, que é o pároco da Igreja Matriz Santa Rita de Cássia. 
As celebrações ocorrerão nas cinco paróquias de Fernandópolis (Santa Rita, São Luiz Gonzaga, São Berardo, Santo Expedito e São Pedro). “Cada paróquia tem sua programação, mas na Sexta-feira Santa, a procissão da Matriz tem um cunho mais municipal, integrando também as paróquias São Bernardo e Santo Expedito”, relata padre Natalino. 
A abertura da programação na Matriz Santa Rita será neste sábado, com a celebração de Ramos. “Teremos quatro celebrações de ramo, começando neste sábado à noite, 19 horas. No domingo, celebrações às 8 horas, 17h30 e 19h30. Meia hora antes das missas nos reuniremos na Praça Joaquim Antônio Pereira em frente a Matriz para a benção dos ramos e dali sairemos em procissão até a igreja para a celebração”, explicou. 
A programação na Matriz terá ainda terços da família na segunda e terça às 19h30; a procissão do encontro na quarta-feira, com as mulheres saindo da escola JAP e os homens da Escola Coronel; a missa do Lava Pés na quinta-feira às 20 horas e, na Sexta-Feira Santa, 15, a programação será aberta com caminhada às 6 horas da manhã com saída da Capela da Aparecida. A partir das 15 horas, adoração da cruz e procissão às 19 horas. No sábado de Aleluia tem a Vigília Pascal e no domingo de Páscoa, missas às 8h30 e 19h30. 
As paróquias São Luiz Gonzaga, São Bernardo, Santo Expedito e São Pedro também programaram celebrações da Semana Santa em suas comunidades.